Revista de Rádio Nº617 - 12 de junho de 2025



Bloco 1:

Bloco 2:

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

617º programa: 12 de junho de 2025:

1- Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre a crise ecológica que assola o planeta terra, nossa Casa Comum, na definição do Papa Francisco. Para tanto, vamos divulgar a resenha do Podcast Defato desta semana, que vai ao ar neste sábado pelo site do Brasil de Fato RS, a quem agradecemos pela parceria. Colocamos a seguir o link para quem quiser acessar o material completo.    Crise ecológica exige ir às ruas contra devastação praticada pela elite, afirmam ambientalistas – Brasil de Fato

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Nunca uma data foi tão necessária para o nosso debate e ação. A situação mundial atual é de emergência ecológica. Em 2024, a média do aquecimento global ultrapassou 1,5oC em relação à era industrial. Não por acaso, os desastres climáticos acontecem mundo afora, inclusive aqui no nosso estado, o Rio Grande do Sul. A natureza perdeu o equilíbrio e continua piorando, neste ano já chegamos ao sobreaquecimento de 1,63 oC. Muitos são os temas a ser aprofundados: transição energética, como barrar a destruição, qual o custo do desenvolvimento sem medidas. Numa singela tentativa de entender o momento que estamos vivendo e qual futuro teremos, recebemos duas pessoas que atuam cotidianamente na defesa da Terra. Pois, como muitos já disseram, não temos um planeta b.

Heverton Lacerda é jornalista e presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), entidade pioneira na defesa ambiental no país. Criada em 1971, a Agapan vem esmurrando as paredes sólidas dos muitos negacionistas do clima. Comprou brigas contra os agrotóxicos, a supressão de árvores nas cidades, o corte das matas ciliares, a contaminação dos rios, a destruição do bioma Pampa pela agricultura predatória, as indústrias poluidoras, a derrubada da floresta para implantação de pastagens, a violência cega do agronegócio, a devastação da Amazônia. Também participa do programa o historiador, professor, ambientalista e vereador mais jovem da história da cidade de Cachoeirinha, além de o mais votado da eleição de 2024, Leonardo da Costa, de 27 anos. Desde 2019 ele participa do Movimento em defesa do Mato do Júlio, uma área de 256 hectares de floresta que, de um lado, está na mira da especulação imobiliária e, de outro, é defendida como área a ser preservada.

2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Aislan Viçosa, de 27 anos, natural de Alegrete, RS, mas que já morou em várias regiões do Brasil acompanhando sua família, pois seu pai é militar e sua mãe dona de casa. Aislan mora em Santa Maria, RS, é graduado em História e é Mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, atua como voluntário em Cursinho Pré vestibular e em uma ONG humanitária que trabalha com moradores de rua chamada “Vozes da Rua” também em Santa Maria, RS. É membro da Juventude Franciscana – JUFRA, onde atua como líder e articulador regional e da Ordem Franciscana Secular – OFS;

 3- Música: Canta Francisco, com Bruno Scapolan;                                                                                                                  4- Fotos da internet: do acervo pessoal de Aislan: