PROGRAMA RAIO X RURAL - Nº 57 - 11 JUNHO 2025

Bloco 1:
Bloco 2:
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS
Programa Raio X Rural
Produção coletiva pela Equipe de divulgação da EFA – Centro e apresentação: Lisandro Ragagnin Montagner
57º programa: 11 de junho de 2025
Resenha:
– Informações:
1) Na última quarta-feira dia 11 de junho de 2025, aconteceu na sala de reuniões da Agrocenter da Cooperagudo em Agudo, uma reunião com parte de integrantes da diretoria da EFA Centro, com a encarregada do setor de recursos humanos, Sra. Danusa wrasse e de marketing, Sra. Rochelly Tavares, na reunião as representantes da Cooperagudo, puderam se inteirar sobre o andamento do processo de implantação da escola, e também receberam algumas demandas necessárias para a início das atividades da escola. As colaboradoras da Cooperagudo, levarão a pauta da reunião até o Conselho de Administração, para futuras deliberações.
2) – Parceira permanente dos agricultores nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar comemorou nesta segunda-feira, dia 2, 70 anos de serviços prestados. Com a data, a empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural projeta um novo ciclo de atendimento no campo. Comparando as adversidades do passado com as do presente, o presidente da instituição, Luciano Schwerz, apontou a necessidade de manter a motivação os produtores como um dos principais desafios atuais. Hoje são 1.670 empregados da Emater/RS-Ascar, que trabalham nos 497 municípios gaúchos, beneficiando mais de 200 mil famílias que vivem no meio rural, como agricultores e pecuaristas familiares, comunidades indígenas e quilombolas, pescadores e assentados. E em Agudo a Emater-Ascar é parceira no processo de implantação de nossa escola.
3) – Doar sangue é um gesto que pode salvar muitas vidas. A doação de uma pessoa beneficia até quatro outras. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, mas para quem tem menos de 18 anos é necessária a autorização dos pais. A campanha Junho Vermelho alerta a sociedade para a importância desse gesto, principalmente nos meses de férias e de festas, como no fim do ano, quando as doações diminuem e a demanda nos hospitais aumenta. Assista a essa entrevista e saiba quais são as regras e os cuidados para se tornar um doador. Em matéria jornalística a Rádio Senado entrevistou o presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Rosnei Okumoto, ressaltando a data de 14 de junho como o dia Mundial do doador de sangue, a importância das campanhas de doação de sangue, pois que vivemos o Junho Vermelho.
4) – Músicas: O milho e a família – Os Serranos / Sangue de Gaúcho – Osvaldir e Carlos Magrão
5) – Fotos/Dados pessoais: Arquivos pessoais – Internet