PROGRAMA RAIO X RURAL - Nº 40 - 12 FEVEREIRO DE 2025



Bloco 1:

Bloco 2:

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS

Programa Raio X Rural

Produção coletiva pela Equipe de divulgação da EFA – Centro e apresentação: Lisandro Ragagnin Montagner

40º programa: 12 de fevereiro de 2025

Resenha:

– Informações:

1) A grande mobilização marcada para o dia 17 de fevereiro de 2025 pela Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul) promete ser um marco na luta pela recuperação da agricultura familiar no estado. A federação realizará uma reunião crucial na sua sede, com a presença de autoridades de diferentes esferas, como deputados federais e estaduais, senadores, ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, além do governador Eduardo Leite. A mobilização contará também com atos em 16 municípios gaúchos, e um desses atos será em Ijuí, destacando a importância da mobilização em várias regiões do estado.

Essa ação tem como objetivo pressionar por medidas urgentes para enfrentar a grave crise da agricultura familiar, agravada pelos impactos das mudanças climáticas, como secas e chuvas excessivas, que têm prejudicado a produção agrícola e aumentado o endividamento das famílias. Durante a coletiva de imprensa realizada em 6 de fevereiro de 2025, a Fetag-RS destacou dados alarmantes, como o endividamento superior a R$ 28 bilhões dos agricultores gaúchos, e criticou as mudanças nas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), que dificultam o acesso ao Proagro (seguro rural) e reduzem a garantia de renda mínima.

Em resposta, a Fetag-RS apresentou uma série de reivindicações, incluindo a prorrogação automática de créditos rurais vinculados ao Pronaf e Pronamp, a revogação das resoluções do CMN que limitam a cobertura do Proagro, a criação do programa “Desenrola Rural” para renegociar as dívidas e a securitização das dívidas com prazos de até 12 anos. A criação de um fundo de catástrofes para emergências climáticas também foi proposta.

A mobilização do dia 17 será uma oportunidade decisiva para a federação pressionar o governo e o setor financeiro a adotar soluções mais estruturadas e justas para os agricultores. A Fetag-RS ressalta que não aceitará mais soluções temporárias e exige medidas concretas para mitigar os prejuízos causados pela crise climática e o alto endividamento rural.

2)  -.Aprovada  no Senado, Política de Juventude e Sucessão Rural será votada na Câmara. A proposta aprovada em decisão terminativa na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado articula políticas destinadas à agricultura familiar e contribui para melhorar o processo de sucessão de empreendimentos familiares rurais. O projeto de lei (PL 5.587/2023), que foi enviado para votação na Câmara dos Deputados, também prevê a oferta de capacitação no meio rural, tornando o trabalho no campo mais atrativo para jovens agricultores. Fonte: Agência Senado

 

3) – Norberto Notari, Inicou sua carreira escrevendo para sites e levando informações esportivas para rádios do interior. Ainda como estudante de jornalismo. Em 2005, chegou à Rádio Eldorado, em São Paulo, como estagiário. Produzia boletins de trânsito, condição das estradas e prestação de serviços em geral. Com o tempo passou a atuar como produtor, redator e editor, já formado e efetivado. Após esse período realizando várias funções, inclusive, produzindo reportagens, a rádio passou a se chamar Estadão ESPN. Nesse momento da emissora se tornou um dos apresentadores da equipe. Com o fim da parceria, continuou na emissora do Grupo Estado como apresentador. Em 2014, deixou de fazer parte da equipe. No mesmo ano chegou à Agência Radioweb, como repórter. A empresa conta com mais de 2000 rádios afiliadas.

4) –. Músicas: Caipira – Chitãozinho & Xororó –  / O ouro dos arrozais – Grupo Fandangaço

5) – Fotos/Dados pessoais: Arquivos pessoais  – Internet