Artigo

Revista de Rádio Nº650 – 29 de janeiro de 2026

Publicado em 29 de janeiro de 2026

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

650º programa: 29 de janeiro de 2026:

1 -Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre o grupo “Famílias da Resistência – #Amar é Resistir” que reúne famílias  que têm algum ou alguns de seus membros LGBTQIAPN+ e que sofrem preconceitos na comunidade e na sociedade. O grupo é de Umuarama, PR e procura dar suporte religioso às famílias que confessam a fé católica e que sofrem preconceitos e violências no seu dia a dia, em função de sua condição sexual. Esse grupo se reúne mensalmente para partilha, estudo e reflexão. Uma das características do nosso grupo é, justamente, dar suporte às famílias no que diz respeito às falas violentas vindas de discursos religiosos que violam e ferem o direito de as pessoas professarem a fé sendo quem são. O grupo oferece esse suporte às famílias que costumam me procurar com muita tristeza e dúvidas em relação à própria fé. À medida que participam das reuniões e dos encontros, e conforme proporcionamos a elas conhecimento por meio de falas de especialistas, religiosos e estudiosos, essas famílias passam a entender que, de fato — como o próprio Papa Francisco afirmou —, a Igreja e o ato de professar a fé são direitos de todos. Essa é uma das principais marcas do nosso grupo. A exemplo do próprio Evangelho de Jesus Cristo e de estudiosos que se dedicam a produzir conhecimento nessa linha de uma Igreja que constrói, utilizamos como embasamento teórico autores como James Martin, Maria Cristina, o Padre Luís Corrêa Lima e Sílvia Kreuz.

São pessoas que produzem conteúdo sobre essa temática e que nos dão suporte para realizar essa desmistificação. O objetivo é apresentar uma Igreja que constrói, acolhe, permite e possibilita que todos os corpos possam professar a fé que escolheram, além de dar suporte tanto para famílias que estão com seus filhos/as/es, quanto para aquelas que os perderam por crimes de homofobia. Temos um cronograma anual com assuntos a serem trabalhados por pais de pessoas LGBTQIAPN+ e especialistas. Os temas são sugestões dos pais acerca do que gostariam de receber informações para aprimorar o conhecimento, sempre com o objetivo de possibilitar um melhor acolhimento aos filhos/as/es, a exemplo do evangelho de Jesus Cristo.

 AÇÕES DO GRUPO FAMÍLIAS DA RESISTÊNCIA: Temos uma ação anual que é realizada na primeira semana de setembro “Um dia pela vida”. Nesse dia, nosso grupo junto aos seus familiares sai nas ruas em alguns pontos específicos, distribuindo bombons com mensagens de valorização à vida com a frase “se tem vida tem jeito”. 

 Evento: Faça Bonito Proteja nossas Crianças e Adolescentes – 12/17 e 18/05/2025. O grupo Família da Diversidade neste evento foi representado pela Sra. Maria Jose Pereira da Silva, – 18 De maio Marca o Dia Nacional De Combate Ao Abuso e à Exploração Sexual De Crianças e Adolescentes, busca estimular e provocar a sociedade para a violência sexual contra crianças e adolescentes, instituída por meio da (Lei nº 9.970/2000).  

Evento: 16/06/2025. 1º Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Tema: Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento discutiu enfrentamento à violência, inclusão social e políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, no dia 16 de junho das 13h30 a 17h30. Esta iniciativa marca o avanço no fortalecimento da democracia participativa e na promoção da equidade de direitos.

 Evento: 12/07/2025. ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA – REPARAÇÃO E BEM VIVER SAÚDE, AUTOCUIDADO E VIDA. Nesse mês ampliamos vozes abafadas, reafirmamos o protagonismo das mulheres negras nos movimentos sociais, na política, na arte, na ciência e no cotidiano. Tudo isso, como forma de combatermos o racismo, o sexismo, a homofobia e a transfobia estruturais com reflexão, afeto e ação coletiva, a partir de uma roda de conversa, organizada pelo Grupo de Referência “Diversidades e Políticas Afirmativas” em parceria com a ASSAE, o Grupo Família da Resistência presente nesta ação participando da descida da avenida com seus gritos e clamor diante da sociedade individualista e patriarcal que fere os direitos e a dignidade dos grupos periféricos.

Evento: 26 e 27/07/2025.  Seminário das CEBs Província Eclesiástica de Maringá. Tema: CEBs, fortalecendo a caminhada Sinodal no Cuidado da Casa Comum! Lema: “Caminhamos juntos, partilhamos o Pão e perseveramos nas orações e no Bem Viver” (Cf. At 2,42). Assessor Celso Pinto Carias dias 26 e 27 de julho de 2025. Nos dias 26 e 27 de julho às Cebs da Província de Maringá que compõem as Dioceses de Maringá, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão se reuniram para fazer a experiências com momentos de místicas refletindo a realidade do momento, fazendo memórias dos intereclesiais no espírito das primeiras comunidades, iluminados pela Palavra libertadora, anunciadora e denunciadora alimento para continuar o caminho, refletirmos sobre o convite do Papa Francisco para que sejamos uma igreja sinodal. O Luiz nos provoca a olharmos para nós, para a humanidade e para a   comunidade igreja, e nos aponta que estamos vivendo uma crise civilizatória que pode ser comprovada no relacionamento em casa, na comunidade, nas sociedades entre as pessoas, com ideologias violentas excludentes e discriminatórias desafiando os valores do Evangelho num discurso de intolerâncias, julgamentos. A sinodalidade é a escuta do povo que vive na busca do Deus libertador dando lugar às vozes silenciadas e a prática da humildade, da empatia e da misericórdia, portanto a comunidade tem a missão profética de suprir a necessidade espiritual das pessoas fazer da Igreja uma voz profética no mundo de hoje.

Evento: 30 a 31/08/2025. Seminário mês da Bíblia – A Carta aos Romanos nos recorda uma verdade que atravessa gerações: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Neste seminário, refletimos sobre a carta de São Paulo aos Romanos, fomos convidados a considerar a profundidade da mensagem de amor e acolhimento contida nas Escrituras o Edmilson do Cebi MS nos apresenta a carta e a quem se destina. A cruz central, símbolo do sacrifício de Jesus, nos lembra que somos todos chamados a viver em amor, independentemente de nossa orientação sexual ou identidade de gênero. A bandeira LGBT, que nos acompanhou, representa a acolhida e a inclusão, ecoando a mensagem de São Paulo de que em Cristo não há distinções. Todos somos um só corpo, cada um com seu valor e dignidade

Evento: AÇÃO SETEMBRO AMARELO – 20/09/2025. A campanha Setembro Amarelo usa frases de apoio e conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o slogan principal de 2025 sendo “Se precisar, peça ajuda!”. A proposta é conscientizar, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda, a prevenção é o caminho diante da vida em risco. Esta iniciativa provoca um olhar de atenção e a importância de discutir e planejar ações a respeito do suicidio/depressão. A campanha Setembro Amarelo usa frases de apoio e conscientização sobre a prevenção do suicídio, com frases de impacto social. Temos uma ação anual que é realizada na primeira semana de setembro “Um dia pela vida”. Nesse dia, nosso grupo junto aos seus familiares sai nas ruas em alguns pontos específicos, distribuindo bombons com mensagens de valorização à vida com a frase “se tem vida tem jeito”.

 Evento: XXII ASSEMBLÉIA DO CEBI-PR-  25 e 26 /10/2025. O grupo Família da Resistência participou da Assembleia do  CEBI Pr, em  Ponta Grossa nos dias – 25 e 26  de outubro/2025 – com a assessoria do Frei Ildo Perondi motivado pelo método popular da Bíblia, a luz do encontro entre Felipe e o eunuco (At 8,26-40), como fala João Santiago coordenador do Cebi Pr este momento reafirma “ que a fé se move pelas estradas e fronteiras, o diálogo, ecumenismo e respeito às diferenças…” constrói pontes de fé e compromisso e a biblia ilumina a vida e o caminho. Com a presença de duas jovens Leticia e Samara e Márcia ( mãe) que participam do grupo Família da Resistência, contribuíram com suas reflexões e partilhas diante da provocação deste texto. 

Evento: JUBILEU DAS CEBS 09/11/2025. EVENTO:  ENCONTRO DO REGIONAL SUL –  JUVENTUDES PROFECIA E ESPERANÇA – 22 e 23/11/2025. O grupo Família da Resistência participou com duas jovens de Umuarama e uma mãe Lgbts,  do Encontro Regional Sul nos dias – 22 e 23  de Novembro de 2025 – com a assessoria do Professor Antonio Dissenha Neto,  que contextualizou fazendo uma análise de conjunturas:  social, cultural, político/religioso, de forma dinâmica e interativa provocou o grupo a refletir sobre a realidade na qual estamos inseridos e qual a régua que mede o conhecimento e pertencimento na ação profética do anúncio/denúncia deste espaço territorial. Através de trabalhos em grupos promoveu grandes debates acerca dos conflitos apontados na sociedade. O encontro proporcionou a convivência de faixa etária, e isso enriqueceu o debate entre os grupos e os aprendizados frente às diferenças geracionais ( gostos, comportamentos, forma de se comunicar…). Sendo a linguagem um dos desafios a serem superados, respeitando que a fala e o espaço foi pensado para a juventude e assim a escuta foi uma prática constante e significativa, diante dos anseios, dores e violências sofridas pelos jovens em todos os âmbitos de relações. O grito que ecoou foi em relação a sexualidade, e a necessidade de espaços de fala das pessoas LGBTS.

2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Viviane Castilho, Psicóloga, Gestalt-terapeuta; Especialista em Gestão de Pessoas; Especialista em Docência no Ensino Superior; Mestranda de Teologia e Sociedade, na PUC Pr; Participo do Coletivo Cris Serra, da rede de católicos LGBT; Uma das coordenadoras da roda de conversa de mães e pais de LGBT; Fundadora do grupo Famílias da Resistência (grupo de mães e pais de pessoas LGBTQIAPN+) na cidade de Umuarama, Paraná. Participante do grupo de pesquisa Diversidade Sexual, Cidadania e Religião – PUC-Rio; Integrante da equipe de coordenação catequética da Diocese de Umuarama. E de Maria José Pereira da Silva Professora/Pedagoga, participa da equipe de coordenação, e da Comissão da Diversidade do Cebi Pr, participa do Coletivo Cris Serra, da rede de católicos LGBT; participa  da roda de conversa de mães e pais de LGBT, online; membra do grupo Famílias da Resistência (grupo de mães e pais de pessoas LGBTQIAPN+) na cidade de Umuarama, Paraná e integrante da equipe de coordenação das CEBs  da Diocese de Umuarama. 

3- Música: Sim à Paz, com Osmar Coppi;

4- Fotos da internet: “Famílias da Resistência – #Amar é Resistir”:

Áudio 1

Áudio 2

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).