INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO
PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO
Produção e apresentação: Frei João Osmar
638º programa: 06 de novembro de 2025:
1 -Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre a 2ª Festa Literária Internacional de Taquara que movimenta o Vale do Paranhana, localizada bem próximo da Capital gaúcha, entre os dias 05 a 11 do corrente mês. Toda a programação é gratuíta e celebra o intercâmbio cultural entre Brasil e Angola e conta com show de Chico César. Sigo aqui material publicado no site do jornal Brasil de Fato RS do dia 04/11, cujo link coloco a seguir para quem quiser ter acesso ao material completo. 2ª Festa Literária Internacional de Taquara movimenta o Vale do Paranhana de 5 a 11 de novembro — Brasil de Fato
Localizada no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, a cidade de Taquara vai sediar uma festa literária que celebra o intercâmbio cultural entre Brasil e Angola e contará com shows, exposições, autores e artistas dos dois países. Entre as atrações está a apresentação de Chico César. A programação gratuita completa você confere aqui. Realizada pelo Sesc/RS e pela prefeitura do município, com apoio cultural das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), a 2ª Festa Literária Internacional de Taquara e Semana Literária (Flitaq) inicia nesta quarta-feira (5) e segue até o dia 11 de novembro. Com o tema “Entre Palavras e Paixões”, a edição de 2025 propõe um mergulho nas múltiplas formas de amor e afeto representadas pela literatura em diferentes tempos e culturas.
Terra de nomes consagrados como Pepetela e Agostinho Neto, o país africano será representado por Ondjaki e Kanhanga, dois expoentes da nova geração de autores de língua portuguesa. Ondjaki, escritor e poeta com obras traduzidas em mais de dez idiomas e vencedor do Prêmio José Saramago com Os Transparentes, participa de encontros literários e rodas de conversa sobre identidade e afeto. Já Kanhanga, rapper e escritor radicado no Brasil, apresenta seu trabalho mais recente, Seja Incrível. As atividades vão unir literatura, música e performance. Entre os autores brasileiros estão Natália Borges Polesso, uma das mais premiadas vozes da literatura contemporânea, vencedora e finalista de prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura; Letícia Wierzchowski, autora de mais de 25 livros e reconhecida internacionalmente por A Casa das Sete Mulheres; e Werner Schünemann, ator e cineasta que estreia na literatura com o romance Alice deve estar viva. Os escritores vão apresentar mesas temáticas ao longo da programação.
Celebração da palavra: Durante sete dias, praças, escolas e centros culturais de Taquara recebem uma intensa programação, com lançamentos de livros, oficinas, saraus, painéis e shows. A abertura nesta quarta-feira contará com o lançamento dos livros Repertório da cantoria, de Rafael Hofmeister de Aguiar, e Velho Maragato, de Paulo Wagner, às 17h. No mesmo dia, inicia-se também o ciclo de ações formativas na Casa Vidal (R. Dr. Edmundo Saft, 2907), com a oficina “Como publicar o meu primeiro livro”, ministrada por Flávia Cunha, jornalista e produtora cultural. A programação segue na quinta-feira (6) com o lançamento da exposição de livros de Ana Baldo, às 17h. Também haverá novas atividades formativas na Casa Vidal, como “A Arte de Criar o Mundo – Oficina de Literatura Fantástica”, com o escritor Duda Falcão, especialista em horror, fantasia e ficção científica.
À noite, o evento ganha tom descontraído com o Sarau de Boteco, às 21h, no Escritório 259 (R. Bento Gonçalves, 2509), reunindo José Falero, Julia Dantas, Tino Freitas, Duda Falcão e Nanni Rios, com mediação de Joice Rossatto. Na sexta-feira (7), o Centro Educacional Índio Brasileiro César (Júlio de Castilhos, 2500) recebe a oficina “Entre Notas e Letras”, ministrada pelo músico e compositor Chico Paz, que propõe uma imersão nas conexões entre literatura e canção. Às 17h, ocorre o lançamento do livro Amor Entre os Lábios, de Armando Severo, ampliando o diálogo entre poesia e afeto.
Além das atividades literárias e formativas, o público poderá visitar estandes de editoras e livrarias, como Editora Baleia, O Grifo Editora, Manas Livraria e Ponto Faccat, fortalecendo a circulação de livros e o contato direto entre leitores e editoras. O encerramento da Flitaq será marcado pelo show de Chico César, na terça-feira da próxima semana, dia 11 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos Faccat (Av. Oscár Martins Rangel, 4500). O cantor celebra 30 anos do álbum “Aos Vivos”, em uma apresentação de voz e violão que revisita grandes sucessos da carreira. O ingresso custa um quilo de alimento não perecível a ser entregue no local da apresentação e pode ser retirado neste link. “A literatura é um instrumento poderoso de conexão, empatia e transformação. Por meio da Flitaq, buscamos criar um espaço de encontro entre diferentes vozes, gerações e formas de expressão, aproximando a comunidade da riqueza cultural que existe dentro e fora do nosso país”, destaca a diretora do Sesc Taquara, Fabiane Oliveira.
2- Testemunho/entrevista: No programa de hoje vamos ouvir o testemunho da jornalista e professora de história Claudia Santiago (parte 3) tratando sobre Comunicação Popular e Democracia, analisando as relações entre comunicação, poder e sociedade. Áudio extraído do Podcast De Fato 114.
3- Música: Aquarela do Brasil, com Toquinho;
4- Fotos da internet: BdeF RS – Rádios Comunitárias:


