Artigo

Revista de rádio Nº636 – 23 de outubro de 2025

Publicado em 23 de outubro de 2025

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

636º programa: 23 de outubro de 2025:

1 -Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre o encontro do Papa Leão XIV com o MST e mais de 130 organizações populares no Vaticano, dando sequência à política iniciada por seu antecessor, Francisco. Em seu discurso o Papa afirmou que Terra, Teto e Trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar. Sigo aqui material publicado no site do jornal Brasil de Fato de 23 de outubro de 2025, cujo link coloco a seguir para quem quiser ter acesso ao material completo.  Terra, teto e trabalho são ‘direitos sagrados’ pelos quais vale a pena lutar, diz Papa Leão XIV em encontro com MST — Brasil de Fato

Terra, teto e trabalho são ‘direitos sagrados’ pelos quais vale a pena lutar, diz Papa Leão XIV em encontro com MST. O líder religioso destacou vitalidade dos movimentos populares; encontro conta com 130 organizações

O Papa Leão 14 recebeu nesta quinta-feira (23) representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de mais 130 organizações durante a quinta edição do Encontro Mundial de Movimentos Populares realizado no Vaticano. Em sua primeira audiência com o movimento sem terra, o pontífice destacou que “a terra, o teto e o trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar”, a frase que marcou o início de seu discurso e norteou um tom de apoio e compromisso social da reunião. O encontro, que reforça o diálogo entre a Igreja Católica e os movimentos, antecede o Jubileu dos Movimentos Populares, que ocorrerá nos dias 25 e 26 e incluirá uma missa na Praça de São Pedro. A iniciativa dá continuidade ao processo iniciado pelo Papa Francisco em 2014, quando o Vaticano passou a fortalecer seus laços com organizações que lutam por direitos humanos, justiça social e sustentabilidade. 

Além do MST, o Brasil estará representado por outras organizações populares, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) e o CENARAB (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira). Durante a audiência, o pontífice ressaltou a importância dos grupos populares como “construtores de solidariedade na diversidade”, afirmando que a Igreja deve estar junto deles. “A Igreja deve estar com vocês: uma Igreja pobre para os pobres, uma Igreja que se inclina, que assume riscos, que é valente, profética e alegre.” O papa também alertou para os desafios globais diante das desigualdades e das crises econômicas. Segundo ele, o processo de globalização “oferece a possibilidade de uma grande distribuição da riqueza em escala planetária como nunca se viu antes. Mas, se for mal administrado, pode aumentar a pobreza e a desigualdade, além de contagiar o mundo inteiro com uma crise”, alertou.

Em tom político, Leão 14 enfatizou o papel das organizações sociais na promoção da justiça e da paz. “Hoje devemos acompanhar os movimentos populares. Isso significa acompanhar a humanidade, caminhar junto com o respeito compartilhado pela dignidade humana e com o desejo comum de justiça, amor e paz. A Igreja apoia as lutas justas pela terra, o teto e o trabalho.” O líder religioso concluiu seu discurso destacando a força transformadora dos movimentos de base. “Os movimentos populares cobrem o vazio gerado pela falta de amor, com o grande milagre da solidariedade baseada no cuidado com o próximo e na reconciliação. Suas ações locais e criativas podem se transformar em novas políticas públicas e direitos sociais. Sua busca é legítima e necessária.” Com a presença de delegações de todos os continentes, o Encontro Mundial de Movimentos Populares reforça a disposição do Vaticano em manter o diálogo aberto com as lutas pela terra e a convicção de que a fé e a justiça caminham lado a lado. Em nota, o MST considerou o encontro “um chamado para que os movimentos continuem caminhando junto à Igreja na construção de um mundo mais fraterno”.

2- Testemunho/entrevista: No programa de hoje vamos ouvir o testemunho da jornalista e professora de história Claudia Santiago tratando sobre Comunicação Popular e Democracia, analisando as relações entre comunicação, poder e sociedade. Áudio extraído do Podcast De Fato 114.

 3- Música: Ordem e Progresso, de Zé Pinto, com Beth Carvalho;

4- Fotos da internet: MST – Brasil de Fato: 

Áudio 1

Áudio 2

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).