Revista de Rádio Nº624 - 31 de julho de 2025

Bloco 1:
Bloco 2:
INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO
PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO
Produção e apresentação: Frei João Osmar
624º programa: 31 de julho de 2025:
1- Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre a Peregrinação Francisclariana em Defesa da Casa Comum, que foi lançada em junho ao nível nacional e que irá até a Festa de São Francisco de Assis de 2026- 04/10/2026. Nesse período um estandarte motivador estará circulando por todas as regionais da Conferência da Família Francisclariana do Brasil, com duas grandes paradas presenciais: uma em novembro deste ano, na COP 30 em Belém do Pará e outra no próximo ano, no Capítulo das Esteiras em Canindé, Ceará em junho. Sigo aqui material publicado no Jornalzinho – Irmão Sol – da Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB sobre a temática, cujo link coloco a seguir para quem quiser ter acesso ao material completo. Transcrevo aqui apenas a apresentação do mesmo. AF – Manual da Peregrinação – Digital
APRESENTAÇÃO
Peregrinar em Defesa da Casa Comum: Inspirados pelo Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis A Família Franciscana Internacional lançou o documento “2023–2026– Um Centenário articulado e celebrado em vários centenários”, convocando mobilizações pelos 800 anos da Regra, do Presépio, dos Estigmas, do Cântico das Criaturas e da Páscoa de São Francisco. Em 2025, celebramos os 800 anos do Cântico das Criaturas, obra prima de São Francisco que expressa a fraternidade com toda a criação e constitui um marco da espiritualidade ecológica cristã. Nesse hino, Francisco reconhece a presença do amor divino em todas as criaturas — sol, lua, água, vento, terra, fogo. Diante do grave contexto socioambiental atual, sua mensagem ressoa com urgência, chamando-nos a uma profunda conversão ecológica. Peregrinar pela Casa Comum é mais que um ato simbólico: é um gesto de compromisso e esperança. Caminhar juntos, movidos pela fé e pelo cuidado com o planeta, nos reconecta à natureza, aos pobres e à voz de Deus, que continua a falar através da criação. Nesse espírito, foi lançada a campanha “Ação Francisclariana em Defesa da Casa Comum”, uma iniciativa do SINFRAJUPE, em parceria com a CFFB, que articula ações de espiritualidade, mobilização social e incidência, com ênfase nos territórios onde há presença franciscana.
MANUAL PRÁTICO DA PEREGRINAÇÃO
Inspirada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas, pelos 10 anos da Laudato Si’, e pela proximidade dos 800 anos da Páscoa de São Francisco (em 2026), a campanha propõe um caminho de fé, espiritualidade e ação concreta, vivido nos diversos contextos onde a Família Franciscana atua. Em 2025, a Cúpula dos Povos, durante a COP 30 em Belém do Pará, será uma das expressões significativas dessa mobilização, mas não representa seu foco central. O verdadeiro coração da campanha pulsa nos territórios do cotidiano, onde o carisma franciscano se traduz em presença viva, resistência e cuidado com a realidade local. A peregrinação torna-se, assim, um gesto de fé encarnada e compromisso comunitário: uma expressão concreta da espiritualidade que se faz ação, despertando consciências, fortalecendo a solidariedade e testemunhando publicamente a urgência de cuidar da Casa Comum com justiça, responsabilidade e amor. A convocação celebrativa deste ciclo culmina com os 800 anos da Páscoa de São Francisco, em 2026. O Papa Francisco, na Laudato Si’, nos recorda que o grito da Terra e o grito dos pobres são um só. Inspirados por São Francisco, quem peregrina hoje se reconhece irmão e irmã de todas as criaturas, chamado a cuidar e proteger a vida. Vinde, peregrinas e peregrinos da esperança! A estrada nos chama!
2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Frei Oton Júnior, que é frade francscano da Província de Santa Cruz, Minas Gerais. Ele trabalha na área de educação, na Filosofia e na Direção de uma grande Escola de inspiração Franciscana na Cidade de Belo Horizonte, MG. Também é assessor na Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil – CRB. Também atua no Serviço de Proteção à crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. Frei Oton tem se dedicado ao estudo do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que está em destaque pela passagem dos 800 anos de sua criação por São Francisco de Assis e é sobre esse tema que ele nos fala hoje.
3- Música: Canta Francisco, com Bruno Scapolan;
4- Fotos da internet: Peregrinação Francisclariana e Frei Oton.