Revista de Rádio Nº602 - 27 de fevereiro de 2025



Bloco 1:

Bloco 2:

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

602º programa: 27 de fevereiro de 2025:

1- Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre  Hoje vamos falar so os preparativos para 47ª Romaria da Terra RS que se realizará no próximo dia 04 de março, terça feira de carnaval na cidade de Arroio do Meio no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes dos anos de 2023 e 2024. Sigo aqui informações publicadas no site do jornal Gazeta Popular de 20 de fevereiro 2025, cujo link coloco abaixo.                                                   47ªRomaria Da Terra RS Contará Com Cenários Relacionados Com A Enchente De Maio – Gazeta Popular  

Com o tema ” Reconstruir e Cuidar da Casa Comum, com Fé, Esperança e Solidariedade”, a 47ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul se aproxima, será no dia 04 de março, feriado de Carnaval. Este ano, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, será a sede do evento que vai reunir romeiros e romeiras de todo o estado. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas participem da programação. A romaria que congrega espiritualidade e forte presença de reflexão social este ano será realizada em Arroio do Meio, às margens do Rio Taquari; um dos municípios mais atingidos pela tragédia socioambiental das enchentes de maio. O objetivo é fortalecer a fé e a esperança junto com as pessoas, grupos e organizações que atuaram solidariamente e com as pessoas, famílias e comunidades que continuam sofrendo as consequências da catástrofe climática.

Nos locais por onde os romeiros passarem haverá cenários relacionados com as memórias da enchente e com grande representação também da solidariedade, das doações e dos voluntários que atuaram naquele período — com representação dos abrigos, da cozinha solidária e também das lavouras, casas, escolas e outras espaços que foram destruídos. Na Capela da Igreja do Bairro Navegantes, um “Memorial aos Mártires da Casa Comum”, será construído com o objetivo de recordar as vítimas da crise climática atingidas tanto pela força da natureza, quanto pela violência que ainda fere e mata a vida dos defensores da Casa Comum, que são mulheres, jovens, pessoas negras e indígenas. Cada participante que teve um ente querido que partiu nestas condições, poderá levar o nome escrito em um papel, para ser colocado na cruz e ser recordado. O evento é organizado pela Comissão Pastoral da Terra Regional, Cáritas Brasileira, Movimento dos Pequenos Agricultores, Grupos de Ecologia e Diocese de Santa Cruz do Sul.

Programação – A programação prevê a acolhida às 7h no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na entrada da cidade. Às 8h30 abertura oficial e às 9h início da caminhada percorrendo um trajeto de 2,5km, em direção ao Bairro Navegantes passando por ruas próximas do Rio Taquari e após pela Rua Coberta, até chegar na Praça Flores da Cunha. No local, por volta das 10h30min, será realizada uma celebração e outras atividades. Ao meio-dia será o momento da partilha dos alimentos e visitas às tendas. O encerramento das atividades está previsto às 15h30min. com bênção de envio. Haverá serviços de alimentação aos participantes.

  2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Pe. Alfonso Antoni, pároco em Arroio do Meio, RS. Ele nasceu em 1966 no interior do município de Venâncio Aires e aos 11 anos entrou para o Seminário com o sonho de ser padre, sonho concretizado há 31 anos. Como pároco de Arroio do Meio, um dos municípios mais afetados pelas enchentes dos últimos anos, padre Alfonso liderou um grande movimento de acolhida e solidariedade para com as pessoas e famílias atingidas. Transformou o antigo Seminário de Arroio do Meio no “Quartel General” de socorro às vítimas das enchentes. E é sobre isso que ele vai falar no seu depoimento de hoje, quando também vai tratar da importância da Romaria da Terra deste ano naquela região.

 3- Música: Pan Amazônia Ancestral, com Antônio Cardoso e, depois da fala do pe. Alfonso, Gritos da Natureza, hino da 47ª Romaria da Terra RS;

 4- Fotos da internet: Arquivo pessoal de pe. Alfonso e da Romaria da Terra RS: