INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO
PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO
Produção e apresentação: Frei João Osmar
495º programa: 09 de fevereiro de 2023:
1- Resenha: Hoje vamos falar sobre a alta dos preços dos alimentos no Brasil neste início de ano. Informações tiradas do site do Brasil de Fato de 09 de fevereiro de 2023. Veja matéria completa no link aqui: Alta de alimentos pressiona inflação de janeiro e turbina | Geral (brasildefato.com.br)
O custo da comida continua prejudicando principalmente a população mais pobre do país – Tânia Rêgo/ Agência Brasil. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apura a inflação oficial do país, ficou em 0,53% em janeiro deste ano. A variação foi causada principalmente pelo aumento dos preços dos alimentos, que subiram 0,59% no mês. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação de janeiro é menor que as observadas em dezembro (0,62%) e em janeiro de 2022 (0,54%), o que indica uma tendência de queda no índice. Ainda assim, em 12 meses, o IPCA acumula inflação de 5,77%, cerca de 1 ponto percentual acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o final do ano.
Entenda a disputa entre Lula e o Banco Central O CMN estabeleceu, ainda em 2020, que a inflação no Brasil teria de ser de 3,25% em 2023, podendo chegar a 4,75%. O Banco Central (BC), instituição responsável pelo controle do aumento de preços, elevou a taxa básica de juros da economia, a Selic, para tentar conter o índice. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, tem criticado o alto patamar dos juros brasileiros porque eles inibem o crescimento da economia do país. Hoje, o país é o que tem a maior taxa de juros reais do mundo (Selic descontada a inflação). “O Brasil precisa voltar a crescer. Não existe nenhuma razão para a taxa de juros estar em 13,75%”, reclamou Lula, em entrevista à RedeTV!.
O que pesa na inflação? Lula tem afirmado que a alta dos juros promovida pelo BC é inútil pois o país sofre com inflação provocada por preços de alguns setores específicos. Durante 2021 e 2022, últimos anos da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o índice ficou acima da meta do CMN principalmente por conta da alta dos alimentos e dos combustíveis. Só em janeiro deste ano, a batata-inglesa subiu 14,14%; o tomate, 3,89%; as frutas, 3,69%; e o arroz, 3,13%. Já a gasolina subiu 0,83% em parte porque a antiga gestão da Petrobras reajustou o preço do produto vendido às distribuidoras. O grupo de itens de transporte teve alta de preço de 0,55%. Lula prometeu em sua campanha conter o preço dos alimentos e combustíveis. “É tarefa prioritária coordenar a política econômica para combater a inflação e enfrentar a carestia, em particular a dos alimentos e a dos combustíveis e eletricidade”, escreveu ele, em documento enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso dos alimentos, Lula prometeu refazer os estoques reguladores e a ampliar financiamento e de apoio à produção, aos pequenos agricultores e à agricultura orgânica. No caso dos combustíveis, ele quer “abrasileirar” os preços da Petrobras, mexendo na política de preços da companhia. Mudança em preços da Petrobras passa por nova direção e “calibragem” de nova política. Outros setores Vestuário foi o único grupo que teve queda de preços em janeiro: -0,27%. Os demais grupos de despesa registraram os seguintes índices: comunicação (2,09%), despesas pessoais (0,76%), artigos de residência (0,70%), educação (0,36%), habitação (0,33%) e saúde e cuidados pessoais (0,16%).
2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Maurício Queiroz que é Técnico Agrícola, com dedicação à Agricultura Ecológica na Diocese de Santa Cruz do Sul, RS. Ele é filho de pequenos agricultores de Seberi, no norte do RS. Na sua atuação junto aos pequenos agricultores na Diocese de Santa Cruz do Sul, Maurício procura unir o seu saber técnico com o trabalho pastoral da Igreja. Ele atua na Ação Social Diocesana, na Comissão Pastoral da Terra – CPT Diocesana e Regional, bem como na Cáritas, RS. Ele lembra que a CPT Diocesana mantém em Santa Cruz do Sul a Escola de Jovens Rurais que acontece anualmente há 30 anos. Nestes encontros os jovens são incentivados a permanecer no campo, construir cisternas para captar água da chuva, Biodigestores, bem como lutarem por seus direitos. Além disso, ele é um dos organizadores do Encontro Diocesano de Sementes Crioulas, que também acontece anualmente já há 20 anos. 3- Música: A Grande Esperança, com Zilo e Zalo; 4- Fotos: Da internet: Maurício Queiroz e Romaria da Terra
