Artigo

Revista de Rádio Nº458 – 26 de maio de 2022

Publicado em 26 de maio de 2022

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

458º programa: 26 de maio de 2022:

1- Resenha: Hoje vou tratar sobre sobre dois acontecimentos desta semana que ocorreram em duas regiões distantes de nosso país e em dois extremos da pirâmide social brasileira, vejamos: 1- Um homem negro, com trastornos mentais e preso em abordagem da Polícia Rodoviária Federal – PRF em Segipe, é colocado no porta malas da vitura da Polícia com gás lacrimogênio e acaba morrendo no trajeto até a delegacia; 2- O presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, Luiz Fux cancelou palestra promovida pela prefeitura de Canela, RS após ser ameaçado de morte por milícias e ter os apoios cancelados por empresários e por bancos. Como disse anteriormente, são dois extremos, mas que se comunicam entre si. No primeiro caso, um homem humilde, quase anônimo é assassinado pela PRF em uma “câmara de gás” dentro da viatura. Uma ação truculenta e desproporcional cometida por autoridades que deveriam proteger os cidadãos. No segundo caso, o Presidente da mais alta corte da Justiça brasileira é ameaçado e obrigado a cancelar palestra promovida por uma Prefeitura Municipal, por pura e simples falta de segurança pessoal e de seus acompanhantes. O que faz a ligação entre estes dois fatos é o domínio por parte das milícias armadas, dentro e fora das instituições brasileiras, nestes últimos tempos, que tem gerado insegurança, violência e morte por todo o Brasil. São casos lamentáveis e que merecem a devida apuração, e se for o caso, a punição dos responsáveis pelas atrocidades.

2- Testemunho:   No programa de hoje vamos ouvir o testemunho de Solange Marques, conhecida como Sol, de Maringá no Paraná. Paróquia São Mateus Apóstolo, Arquidiocese de Maringá, PR. Participa da vida das comunidades de sua paróquia, no Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB do Regional Sul II da CNBB. Trabalha profissionalmente na Ação Evangelizadora da Arquidiocese, onde ajuda na elaboração dos projetos a serem desenvolvidos em sua Igreja. Participa de movimentos populares e do Conselho de Desenvolvimento do município de Maringá. É um belo testemunho de alguém que faz a ligação entre fé e vida nas suas ações no dia a dia da vida.

3- Música: Ordem e Progresso de Zé Pinto, com Beth Carvalho.

4- Fotos – da internet: Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB Maringá, PR e Sonia presidente nacional do CNLB.

Áudio 1

Áudio 2

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).