INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO
PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO
Produção e apresentação: Frei João Osmar
574º programa: 15 de agosto de 2024:
1- Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre a Conferência da Juventude Brasileira sobre Mudanças Climáticas – LCOY que acontece neste final de semana em Porto Alegre. A promoção é do Grupo Oficial de Jovens da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Sigo aqui material publicado no site do Brasil de Fato RS nesta Semana, cujo link coloco abaixo para você ter acesso ao material completo. Porto Alegre vai sediar conferência da juventude brasileira | Cidades (brasildefators.com.br)
Porto Alegre vai sediar conferência da juventude brasileira sobre mudanças climáticas
Porto Alegre será palco, neste final de semana (17 e 18), da Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudanças Climáticas (LCOY). O evento ocorre na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul (APCEF) e vai receber jovens de todas as regiões do estado. Ligada à ONU, a LCOY é uma iniciativa da YOUNGO, o Grupo Oficial de Jovens da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Com o tema “mitigação, adaptação e perdas e danos”, o objetivo do evento é engajar a juventude na discussão e ação sobre as mudanças climáticas. Além de Porto Alegre, Manaus (AM) e Maceió (AL) receberão a conferência da ONU, entre 21 e 24 de agosto. Ao final da atividade, será elaborado um documento que vai diretamente para a COY 19 e COP 29 – conferências internacionais sobre mudanças climáticas que ocorrerão no Azerbaijão este ano. A iniciativa permitirá que as preocupações e propostas dos jovens brasileiros sejam ouvidas no cenário global.
Ativista climática que está na organização do evento e faz parte do Eco Pelo Clima, Thais Yutori celebra a realização de um evento de incidência internacional no estado. “É incrível, pois é uma oportunidade para mostrarmos ao mundo os desafios que enfrentamos por aqui, como os avanços dos eventos climáticos extremos, a degradação desenfreada do Pampa e os desmontes das leis ambientais. Ao mesmo tempo, criamos as soluções colaborativamente junto a outras juventudes do estado.” A presença dos jovens gaúchos na LCOY reforça a importância do engajamento comunitário e da colaboração em iniciativas que buscam soluções imediatas para os desafios climáticos. “O Rio Grande do Sul tem sido altamente impactado pela crise climática. Passamos recentemente pela maior enchente já vista na história do nosso estado, precisamos engajar a juventude na construção das soluções que irão impactar o futuro que já é nosso”, diz Thais. A conferência promete ser um marco na mobilização da juventude em prol de um futuro mais sustentável e resiliente. Conta com uma programação repleta de informações sobre o tema, construção do documento de forma coletiva, programação cultural e capacitação sobre mudanças climáticas interseccionada com a realidade local. As inscrições para a conferência estão abertas e podem ser acessadas por meio do link www.sympla.com.br/evento/lcoy-porto-alegre/2571906
2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Luiz Arthur Dallabrida nascido em Três Passos, RS, tem 28 anos. Mora em Santa Maria, RS desde criança, acompanhando seus pais e participando da Comunidade Católica Romana da Catedral de Santa Maria. Participou de um grupo de jovens ligado à Pastoral da Juventude – PJ e teve a alegria de participar da Jornada da Juventude no Rio de Janeiro, onde viu de perto o Papa Francisco. Luiz Arthur é formado em direito e é casado com Íris. É participante ativo da CEBs e das Pastorais Sociais, sempre colaborando com a animação através da música. Tem uma trajetória inicial na LPB do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI e participou do Seminário sobre Bíblia e Juventudes promovido pelo CEBI Sul em Curitiba no final de julho; 3- Música: Coração de Estudante, com Milton Nascimento; 4- Fotos-da internet: Arquivo pessoal de Luiz Arthur:
