Revista de Rádio Nº 419 - 26 de agosto de 2021



Bloco 1:

Bloco 2:

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

419º programa: 26 de agosto de 2021:

1- Resenha: Hoje vamos comentar sobre os preparativos para as celebrações do Sete de Setembro deste ano, Dia da Independência do Brasil. Tradicionalmente nesta data o Governo Federal, bem como os governos estaduais e municipais, organizam desfiles nas principais avenidas da cidade para mostrar os armamentos militares, as últimas tecnologias, bem como a alegria e a beleza das instituições de ensino, desde o jardim da infância, até o ensino Superior. Não é o que vai acontecer neste ano.  No exemplo do ano passado, o Ministério da Defesa proibiu a realização dos desfiles cívico- militar por causa da pandemia. Outro motivo para a não realização é o permanente conflito do governo federal de extrema direita, que ameaça com golpes e permanece em tensão com os demais poderes da República. O que vai acontecer então neste sete de setembro são as manifestações populares de oposição ao governo federal, com destaque para a realização do Grito dos Excluídos organizado pela Pastorais Sociais ligadas à Igreja Católica e com a participação de outras Igrejas e dos movimentos sociais do Brasil. Grupos de apoio ao governo do Bozo e com ameaças às instituições e à Ordem Constitucional também prometem ir para a rua na mesma data. Há um clima de muita tensão no ar.

2- Entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Sílvia Sousa que mora e trabalha em uma região periférica de Recife, capital de Pernambuco, com seus pais e sua filha. Ela é bacharel em Comunicação e Biblista Popular, mulher negra, pobre, mãe só e animadora de Comunidades Eclesiais, de Movimentos Populares e da Leitura Popular da Bíblia, como ela mesma se apresenta. Colabora na Assessoria Bíblica em seu Estado e no Nordeste, participa da Coordenação do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI de Pernambuco, bem como do Conselho Nacional do CEBI. Já participou da animação de Leitura Popular da Bíblia em vários estados do Brasil e em outros países. No seu testemunho ela nos conta um pouco mais sobre suas atividades enquanto agente eclesial e social nestes tempos pandêmicos. É um testemunho vivo da relação Fé e Vida. Uma mensagem de esperança.

3- Música:  “Oração a Mãe Menininha” com Maria Bethânia e Gal Costa e no final “Toda a Bíblia é Comunicação” com Pe. Silvio Mori.

4- Foto da internet: Sílvia Sousa estudando Bíblia com Crianças.