Raio X Rural Nº66 - 13 de agosto de 2025



Bloco 1:

Bloco 2:

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS

Programa Raio X Rural

Produção coletiva da Equipe de Divulgação da EFA Centro, apresentação desta edição de Frei João Osmar

66º programa: 13 de agosto de 2025:

1 -Resenha: No programa de hoje vamos tratar sobre a Organização Não Governamental – ONG Pachamama, que é um coletivo de pessoas sonhadoras que caminham semeando e despertando consciência às maravilhas deste lar, a Pachamama, la Madre Tierra. Sigo aqui material publicado no site do jornal Brasil de Fato RS do dia 08 de agosto de 2025. Coloco o link a seguir para quem quiser ter acesso ao material completo.                                                                A resposta final – Brasil de Fato

O Ensinamento da Mística Andina revela o sentido de existir, de viver nesse Oceano Infinito e seu vínculo com a Totalidade da Vida. As estrelas estão brilhando no céu? Sim. E a MamaKilla, a Lua? Sim, brilha lá no alto… E como posso perceber essa Presença maravilhosa que brilha, resplandece? Podemos tentar, com amor e a ajuda da Graça, converter a força de todos os fragmentos em Presença. E assim sentir a essência de viver em amizade com o Todo. Estamos vivos!

A sabedoria, a compreensão, é perceber e não perder a verdadeira perspectiva de estar vivo, para não se deixar absorver totalmente pelas suas dúvidas emocionais, pelas complexidades dos problemas e perder o que chega em silêncio agora: a Vida. Se perdermos essa perspectiva e, num momento final, acordarmos, já será tarde e estaremos partindo, estaremos diante da porta de saída e não teremos aprendido nem desfrutado da descoberta mais sensacional, que está escondida em: Estou viva, vivo! É uma perda de alcance cósmico… Em um breve momento da Vida, chega o final, intenso e pleno, e pronto! Não temos o controle, não o temos. Não somos vítimas, nem mesmo culpados de nada, mas naturalmente o que nasce é destruído pela mesma força que o trouxe a esta Vida. E não podemos sair dessa lei, exceto por um pequeno detalhe que nos foi presenteado, como o mais precioso e belo.

Uma porta, um umbral, um salto para o Jardim, e isso é “estar consciente de Ser”. O despertar, lembrar que somos conscientes, é o que faz reverter esses processos naturais. Embora não existam sistemas de rebobinar, há a possibilidade de estar consciente do Agora e assim poder apreciar não o que nos distrai, mas o que é. E o que é agora? O fluxo sempre novo da Vida em nós e em tudo o que percebemos é que, além disso, é atemporal… Embora você não perceba, essa mesa e as cadeiras onde você toma café da manhã são agora novas; sua mãe, seu marido são novos, renovados neste dia, neste momento presente… Se você está consciente, pode ter uma perspectiva que se fundamenta na Vida e não em uma memória fragmentada, na qual você é um recém-chegado junto com o Todo…

A Sadhana, o Ensinamento da Mística Andina, revela o sentido de existir, de viver nesse Oceano Infinito e seu vínculo com a Totalidade da Vida. Você sabe, é simples e obscuro ao mesmo tempo, porque fomos educados na responsabilidade material – incluindo os seres que nos importam. Sua segurança material está acima da qualidade de vida que é dada pela compreensão da possibilidade de ser consciente do Jardim de Instantes da Existência. Nestes dias, celebramos o 24º aniversário da chegada ao Brasil desta arte de celebrar o Jardim de Instantes; muitos dirão que foi coincidência, mas não foi. Embora não percebamos, existe um Fluxo Universal de Vida Inteligente que desejou e tentou essa chegada para distribuir as sementes incas; as quais, se são nutridas, nos revelam o segredo final, que é a gratidão total por este breve momento de vida no Jardim Pachamama, que também chamamos de Consciência Pachamama…

O Infinito chegou ao finito, para fazer a alquimia do Retorno através do finito novamente ao Jardim Lar do Coração, transformando o pó em algo que não tem preço.

“Viver unido ao meu alento
é viver na consciência do verdadeiro ser
que vive através de mim.
Não sou este corpo que parece limitar-me.
Sou o espaço em que aparece o alento que o nutre e envolve.
O oceano vivo em que se move e existe.
A Mãe amorosa que o sustenta.”

Aprendemos a tomar algo muito comum, a consciência do alento, do agora, do presente do fluxo de vida, e o transformamos em algo que é incomum, porque é Infinito… E como posso perceber essa Presença maravilhosa? Sentir que estou vivo e que é a Vida fluindo neste corpo que me permite conectar com toda a Existência. Estamos vivos! Celebremos!

A Diretoria da Associação Escola Família Agrícola – AEFA Centro RS informa que continuam chegando doações para futura escola, fato que os alegra muito. Recentemente recebemos móveis usados, em muito boa conservação, da agência do Banco do Brasil de Agudo.

2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho  de Edenir Enio Schmengler que é Agricultor Agroecológico na Localidade de Linha Nova a cerca de dez Km da cidade de Agudo, na Quarta Colônia Região Central do RS. Ele é casado, tem duas filhas e trabalha em uma pequena propriedade que herdou de seu pai. Uma de suas especialidades na produção rural é o cultivo de uma variedade enorme de feijões – mais de 30 variedades- os quais apresenta em feiras e encontros de Agroecologia de toda a região. Edenir participa de várias organizações sociais que lutam por melhores condições de vida para os agricultores familiares e para a população em geral. Atualmente ele é o Coordenador da Associação Pró-EFA Centro RS que está trabalhando para a criação de uma Escola Família Agrícola – EFA na Região Central do RS.                                                                                                          Também ouviremos o testemunho da jovem Laleska Cantareli, nascida, criada e ainda vive até hoje em Pelotas, na região sul do RS. Ela pertence à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil – IECLB e atua na Pastoral Popular Luterana – PPL e na Pastoral da Juventude Luterana – PJL.

 3- Música: Louvor a Sepé Tiarajú, com Antônio Gringo e Martin Coplas e na segunda parte, Construtores do Futuro- Hino da EFA ;

4- Fotos da internet: Acervo pessoal do Edenir Schmengler do CEBI RS/ Lales: