Artigo

RAIO X RURAL – EFA CENTRO-RS – Nº 06 DE 19 DE JUNHO DE 2024

Publicado em 21 de junho de 2024

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS

Programa Raio X Rural

Produção coletiva e apresentação: Frei João Osmar

06º programa: 19 de junho de 2024:

1 -Resenha: No programa de hoje teremos a sequência na divulgação dos ‘’Elementos Pedagógicos “pela colega do grupo de divulgação da escola Andreina Elesbão, aluga egressa da EFASOL. E com isso vamos criando as bases em nossa sociedade para a implementação da EFA Centro já a partir de 2025.

Agenda: No dia 13 de junho (quinta feira) tivemos em Agudo a visita dos professores Dra. Professora Maria Elisa da Gama e Dr. Professor Vanderlei Franck Theis, foram feitas visitas às propriedades rurais dos membros da diretoria da EFA – Centro com o objetivo de fortalecer a diretoria e obter mais subsídios e informações na construção do projeto pedagógico da escola.

2-      Testemunhos: Bloco 1:

– Giovane Wickert é natural de Venâncio Aires, onde foi vice-prefeito por dois mandatos, prefeito e vereador, além de ocupar cargos públicos no município como secretário de Cultura, Esportes e Turismo, e de Planejamento. Como prefeito, teve seu trabalho reconhecido e premiado pela implantação de programas de transparência e mais qualidade de vida para os cidadãos. Wickert também foi secretário-adjunto de Obras e Habitação do RS. Giovane se licenciou em março de 2024 do cargo, para concorrer ao cargo de Prefeito de Venâncio Aires. Como defensor do ensino da pedagogia da alternância praticado nas EFAs, foi o primeiro prefeito do RS a apoiar financeiramente a EFASC. Esteve presente no nosso seminário realizado em Agudo, onde fez uma excelente fala.

  Bloco 2:

– Ademir Tomás Velasco Cargnelutti, natural de Ivorá é professor aposentado, formado em filosofia e sociologia, atualmente trabalha na área de turismo, pois vê no turismo rural uma excelente alternativa de renda nas pequenas propriedades, sendo um dos responsáveis pelo turismo rural ‘’Circuito caminhos de Ivorá’’. Ademir é integrante do grupo de apoio a criação da EFA – Centro

– Informações:

Enquanto a Província Franciscana no RS, avança nas tratativas da implantação do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI) a Associação da EFA – Centro, começa a se movimentar no sentido de fazer as adequações nas dependências do Seminário Franciscano de Agudo para adequá-lo ao funcionamento de uma escola, o regime de trabalho será em forma de mutirão pelos integrantes da diretoria, bem como as pessoas apoiadoras do projeto. Os materiais utilizados para as melhorias serão fornecidos pela parceira e apoiadora da escola, a Cooperagudo através da Agrocenter.

3- Músicas: De plantar e de Colher – Coral da Afubra e Obrigado ao homem do campo – Cesar e Paulinho  – Mosa Sertaneja em solidariedade ao povo do RS (redes sociais).

4- Fotos: da internet – Arquivos pessoais: 

Áudio 1

Áudio 2

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).