Programa Revista de Rádio #299 – 09/05/2019



Bloco 1:

Bloco 2:

299º programa: 09 de maio de 2019:

1- Abertura e destaques da semana: Bloqueios nos recursos federais para Universidades une alunos, professores e comunidade.

2- Resenha: A Semana foi marcada pelo intenso debate e pelo início das manifestações de rua contra o bloqueio de recursos federais para as Universidades. Já tem entidade tirando data para greve. Outro assunto que  se têm levantado nas manifestações em todo o território nacional é sobre a flexibilização d a concessão de posse de armas de fogo pelo Presidente Jair. Essa ação do governo tem gerado muito debate e tem unido muitas categorias contra a sua efetivação. A violência policial no Rio de Janeiro também tem preocupado muito. Desde o assassinato de uma dezena de pessoas que foram alvejadas a partir de um helicóptero nas proximidades de uma escola de onde crianças e adolescentes saiam, fotos semelhantes tem se repetido. Em termos de Igreja temos a Assembléia Geral Eletiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB que acontece em Aparecida, SP. Ela aprovou Novas Diretrizes Gerais, elegeu Nova Diretoria e tirou uma nota onde condena várias ações do Governo, dentre elas a liberação do porte de armas.

3- Música: Súplica de um Rio com Dante Ramon Ledesma.

4- Entrevista: Hoje vamos mudar um pouco de assunto: vamos falar de temas que envolvem a Igreja Católica no Brasil. A Assembléia da CNBB e, principalmente Sínodo sobre a Amazônia. Para isso vamos conversar com Daniel Seidel que natural de Colatina ES, mas que vive há muitos anos em Samambaia, Brasília, DF onde mora e trabalha. Ele é leigo, pai de família Mestre em Ciências Políticas, Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP e do Movimento Fé e Política. Trabalha atualmente na organização do Sínodo para a Amazônia, que é o foco central da entrevista.