PROGRAMA RAIO X RURAL- Nº 67 - 20 AGOSTO 2025



Bloco 1:

Bloco 2:

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS

Programa Raio X Rural

Produção coletiva pela Equipe de divulgação da EFA – Centro

Apresentação: Lisandro Ragagnin Montagner

67º programa: 20 de agosto de 2025

Resenha:

– Informações:

1) – No último domingo dia 17, às 14 horas,  aconteceu na sede da EFA – centro uma reunião com os integrantes da diretora da  escola. Várias foram as pautas discutidas  e também os próximos passos a serem dados, visando a abertura da EFA – Centro,  a partir do ano de 2026. A Província Franciscana, proprietária do imóvel onde a escola está instalada, estará solicitando nos próximos dias,  via sistema,  a vistoria dos bombeiros, visando a busca do alvará do PPCI.  De posse do alvará, a associação mantenedora da EFA – centro, solicitará junta à 24ª CRE de Cachoeira do Sul,   a visita de inspeção nas instalações escola. Estando tudo em acordo, o processo segue para o Conselho Estadual de Educação  em Porto alegre para os trâmites de autorização de funcionamento da escola.

2)  -. Hermes Bertoldo, natural de Nova Palma, 75 anos, seu Hermes passou a infância e adolescência no Rincão de Santo Antônio, onde teve como primeiro ofício a lida da roça, junto com os pais agricultores que “plantavam de tudo: feijão, mandioca, fumo, soja, batata…” Com a vivência da pequena agricultura em uma família de origem católica, o jovem Hermes ingressou na Universidade Federal de Santa Maria, onde formou-se técnico agrícola em 1973. Com a UFSM, teve a oportunidade de participar do Projeto Rondon, que lhe levou a conhecer o território brasileiro no norte do país. Por alguns anos, o jovem Hermes trabalhou em São Paulo, lugar onde manteve seus laços de formação religiosa marcada pela Pastoral da Juventude e as Comunidades Eclesiais de Base, grupos sociais ligados à Igreja Católica, mas orientados pela Teologia da Libertação.  Ao fazer o caminho de volta para Nova Palma, seu Hermes consagrou e   ingressou em novas experiências que iriam marcar sua vida para sempre. Em dois de abril de 1975 casou com Dona Ivone Rossato, tornou-se pai de Vitor, Cristina e Jaqueline e avô. Na volta à Nova Palma, ainda passou a trabalhar como técnico agrícola na CAMNPAL, e, ao mesmo tempo, como comunicador, atividade mantida pelos setores de comunicação e educação do sistema cooperativista para, entre outras funções, estimular a participação dos associados em várias dimensões da entidade. Ali também foi responsável pelo informativo radiofônico da cooperativa; uma experiência que foi ampliada com a Rádio Comunitária de Nova Palma, onde, atualmente, é vice-presidente, e produz e apresenta os programas: “Ave Maria”- diário, e o “Informativo Paroquial” – semanal. 

3) – Na última segunda-feira dia 18, pela parte da manhã,  o presidente da EFA – centro sr. Edenir schmengler, o tesoureiro Lisandro Montagner,  e o sr. Cleber Brum, apoiador do projeto pró EFA, estiveram visitando a Escola Família Agrícola de Vale do Sol. A visita foi um momento importante para troca de conhecimento. A comitiva agudense foi recepcionada pelos Monitores Regis Solano e Marlon Bianchini e o contador  Samuel Kappaun. A EFASOL neste ano de 2025 comemora seus 11 anos de existência, e recebe alunos de 16 municípios da região centro serra e também da região dos vales . Está previsto para as próximas semanas, uma visita a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul.

 

4) – Régis Dattein Solano que é natural de Herveiras, atualmente desempenha a função de coordenador institucional e monitor da Escola Família Agrícola de Vale do Sol, participa do programa raio X rural, falando da sua trajetória profissional e faz um breve relato sobre  a EFASOL desde a sua fundação até os dias atuais. Mestrando em Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGDR/UNISC (2020-21), Bacharel em Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2018) e Técnico em Agricultura, pela Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC (2012). Atuação como Técnico Agrícola junto ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) através da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil – COOPERFUMOS DO BRASIL LTDA, em Santa Cruz do Sul e região (2012-2014), como prestador de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, em projetos de diversificação do tabaco, com orientações e atividades coletivas (visitas técnicas e cursos) que promovem a agroecologia de modo geral. De 2015 até o momento, está diretamente ligado à Escola Família Agrícola de Vale do Sol – EFASOL, como Educador na área de Gestão da Propriedade e Produção Agropecuária, com processos educativos com os jovens, além de visita em suas propriedades, tutorias, acompanhamento na elaboração do Projeto Profissional do Jovem – PPJ, além de estar na Coordenação Institucional da escola, articulando parcerias, captação de recursos e nas prestações de contas. Atua na formação técnica e social de jovens, vivencia e já vivenciou a Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino. Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Vale do Sol – 2020/21, atuante em demais conselhos como COREDE, Comitê Pardo, entre outros na região do Vale do Rio Pardo. Linhas de pesquisas: Juventude, juventude do campo, agroecologia, agricultura familiar e desenvolvimento regional. Informações coletadas do Lattes em 04/02/2024

 

5) –. Músicas: A caneta e a enxada – Zico e Zeca   / Homem da roça – Sereno e Tiãozinho

6) – Fotos/Dados pessoais: Arquivos pessoais  – Internet