PROGRAMA RAIO X RURAL - Nº 56 - 04 JUN 2025



Bloco 1:

Bloco 2:

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS

Programa Raio X Rural

Produção coletiva pela Equipe de divulgação da EFA – Centro e apresentação: Lisandro R. Montagner

56º programa: 04 de Junho de 2025

Resenha:

– Informações:

1) – E na segunda-feira, dia 02 de junho de 2025, a Associação Escola Família Agrícola centro do RS, obteve junto do Cartório de Registros Civil das Pessoas Jurídicas de Agudo, o registro de alteração de seus membros da diretoria. A ata após o seu efetivo registro, foi encaminhada as instituições financeiras e a órgãos governamentais para atualização cadastral. A diretoria eleita na última Assembleia Geral Ordinária, tem seu mandato até maio de 2027.

2) – A Associação Escola Família Agrícola Centro do RS, entidade mantenedora da EFA – Centro, enviou nesta semana a solicitação de inscrição junto ao Conselho Municipal da Assistência Social e também ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Estar inscrito nestes conselhos, é muito importante pois que existe a possibilidade de acesso a recursos públicos, gerar benefícios fiscais,  capacitação e apoio  para  desenvolvimento de suas atividades.

3) – Em todas as unidades da Coamo no Paraná foi realizada no início de junho a Semana do Meio Ambiente, celebrada em todo o planeta com o tema “Uma só terra”. O evento teve na programação a distribuição de milhares de mudas de árvores para cooperados e funcionários. Durante o período da campanha diversas ações educativas e sociais foram realizadas por meio dos canais de comunicação da cooperativa, para disseminar junto aos cooperados e funcionários a importância das práticas sustentáveis. Em uma das ações, funcionários foram convidados para ‘adotar’ um copo ou xícara para tomar café e água, evitando a utilização dos descartáveis. “Podemos ficar muito tranquilos, pois o produtor brasileiro é um exemplo, um conservacionista, com as práticas utilizadas na conservação de solo, plantio direto, rotação de culturas e preservação do meio ambiente. Lembramos também que o Brasil é o único país do mundo que tem um código florestal, e no dia 25 comemorou dez anos, sendo um marco mundial”, explica Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo. Ele reforça que desde a fundação, a Coamo vem juntamente com os cooperados colaborando para a prática sustentável do agronegócio. O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, lembra que o Brasil tem uma lei bastante rígida sobre o meio ambiente e a condução das atividades agrícolas é desenvolvida de forma sustentável. “Enquanto em outros países não há as mesmas exigências, no Brasil o meio ambiente é levado a sério. A Coamo cumpre todas as exigências ambientais e prova disso é que os países de vários continentes fazem questão de importar os produtos da cooperativa, porque conhecem todo o trabalho desenvolvido pelos cooperados”, observa. O Gerente Jurídico da Cooperativa, Jucelino Fernandes da Costa participou do programa ‘’Momento COAMO’’ e abordou sobre o tema: Combata a poluição plástica.

4) – Paulo Miguel Nedel, Engenheiro Agrônomo formado em Santa Maria (RS) Pós Graduado em Gestão Ambiental e Fisiologia e Manejo de Plantas Agrícola. Os cuidados com o solo, trazem múltiplos benefícios, desde a sustentabilidade da produção agrícola,  até a proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Um solo saudável é essencial para a agricultura, a vida de diversos organismos e a manutenção de ecossistema. Na região noroeste do Rio Grande do sul, o produtor rural Paulo Miguel Nedel, apesar da estiagem obteve alta produtividade em sua lavoura de soja, devido a cuidados com o solo. Paulo Miguel,  participou do programa Contato direto, da Rádio Girua.

5) Músicas: Planeta Azul – Chitãozinho e Xororá / O Meio Ambiente do Amanhã – Marcelo Valência            

6) Fotos/Dados pessoais: Arquivos pessoais  – Internet

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 100