PROGRAMA RAIO X RURAL - EDIÇÃO 63 - 23 JULHO 2025



Bloco 1:

Bloco 2:

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS

Programa Raio X Rural

Produção coletiva pela Equipe de divulgação da EFA – Centro e apresentação: Lisandro R. Montagner

63º programa: 23 de Julho de 2025

 

Resenha:

– Informações:

1) – Aline Buske, produtora agroecológica, integrante da diretoria da EFA – Centro, moradora em Paraíso do Sul, mãe do aluno Henrique Buske, nos fala de como está sendo a experiência de ter um filho estudando na escola Família Agrícola de Vale do Sol e mostra-se motivada em ajudar na implantação da Escola Família Agrícola em nossa região.

 2) – Giseli Bertoldo, integrante da diretoria da EFA – Centro e Cassio Pozzati,  moradores do Rincão Santo Antônio, interior de Nova Palma, que são pequenos produtores de leite,  nos relatam como vêem a implantação da Escola Família Agrícola na região Centro do RS, e destacam principalmente a importância da qualificação dos jovens,  filhos dos agricultores.

3) A primeira edição da Volksfest in Agudo ocorreu em julho de 1989, na época denominada “SemiFest”. A festividade foi criada com o objetivo de resgatar os costumes dos antepassados dos descendestes alemães que povoaram nosso Município e também com o intuito de homenagear os Colonos e Motoristas. O evento era composto por atividades como exposição feira do artesanato, comercial e cultural e era organizado no espaço do Pavilhão da Comunidade Católica. No ano de 1993 o evento não ocorreu e em 1994, a partir de uma discussão do Conselho de Cultura, decide-se criar uma lei para denominar o evento como “Ein Volksfest in Agudo” (traduzindo-se do alemão para o português. Uma festa popular em Agudo), desta forma o evento tem sua primeira edição de 20 a 25 de julho ano.No ano de 2014 o Conselho de Cultura decidiu por extinguir o artigo indefinido “Ein”, denominando-se a partir de então a festividade como Volksfest in Agudo. A festividade, historicamente, é composta por uma Semana Cultural, na qual ocorrem atividades como encontro de corais, apresentações teatrais, encontro de grupos de danças folclóricas, apresentações de bandinhas típicas alemãs, culminando no Desfile Temático, realizado em homenagem ao Colono e Motorista, abrangendo as mais diversas entidades . Tais atividades objetivam difundir a cultura em suas diversas manifestações. Na oportunidade da Volksfest também ocorre a realização da ExpoVolks, esta é realizada em parceria com Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Agudo (ACISA), compreende a exposição feira da Indústria, Comércio, Serviços, Artesanato e Gastronomia e realiza-se no espaço do ginásio Municipais e estruturas de lonões instalados nas proximidades. Nos últimos 5 anos de realização deste evento, estima-se a participação de cerca de 158 expositores em cada um dos eventos/ano de feira, sendo aproximadamente, 109 expositores de outros municípios e 49 agudenses. Em relação ao público visitante, estima-se a participação de 50 mil pessoas em cada edição. A realização deste evento sempre primou pelo desenvolvimento do Município e da região, por meio da mostra de seu potencial, possibilitando a ampliação de seus negócios, das atividades industriais, comerciais, de serviços, gastronômicas e culturais. Tendo como público-alvo os setores e segmentos empresariais, industriais, empresas do ramo do turismo, pequenos agricultores, artesãos e profissionais do ramo da gastronomia. Neste ano de 2025 a Volksfest está em sua 34ª Edição. (fonte site Prefeitura Municipal de Agudo)

4) –  O Presidente do Conselho de Administração do Sicredi Centro Serra, Egídio Morsch  faloi ao Programa Raio X Rural,  das suas origens na agricultura, sua trajetória de aprendizado profissional,  como vê a implantação da EFA – Centro e  também das experiências que o Sicredi Centro Serra  possui com outras Escolas Famílias Agrícolas. 

5) Músicas: O Colono – Os Fagundes  /  Hino ao Caminhoneiro  – Teixeirinha

6) Fotos: Arquivo pessoais – Internet