Assistência Técnica e Extensão Rural

4 de agosto de 2020
Socioambientais

O que são os projetos?

Prestação de serviços para pequenos e pequenas agricultores e agricultoras para contribuir na melhoria da produção, renda, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida das pessoas.

 

Quais projetos foram desenvolvidos?

1) Projeto   de   Assistência   Técnica   e   Extensão   Rural   –   Convênio   006/2006 com   Ministério   do Desenvolvimento Agrário através da Secretaria da Agricultura Familiar. Objetivo: promover ações de ATER para desenvolvimento de projetos de produção de alimento, meio ambiente e energia em sistemas combinados.   

Beneficiados: 06 (seis) mil agricultores familiares.

Abrangência: Municípios de 17 Estados do Brasil. 

Período de execução: fevereiro 2008 a julho 2009.

 

2) Chamada Pública de ATER- CONTRATO Nº 44/2013. Assistência Técnica para agricultores familiares produtores de sementes crioulas e varietais, visando fomentar a produção de sementes crioulas, projetos de geração de renda e acesso a políticas públicas, como estratégicas para contribuir no fortalecimento da agricultura familiar.

Beneficiários: 500 agricultores familiares em 23 municípios do RS.

Período: junho de 2013 a janeiro de 2015.

 

3) Chamada Pública SAF/ATER nº 13/2013 – CONTRATO Nº 36/2014. Prestar serviço de assistência técnica e extensão rural qualificado visando construir e consolidar estratégias populares sustentáveis, nos aspectos social, técnico, econômico, ecológico, para a transição agroecológica através de práticas agrícolas e agropecuárias, promovendo a diversificação produtiva, a organização e comercialização da produção e a agregação de valor

Beneficiários: 600 agricultores familiares em 21 municípios do estado do Rio Grande do Sul

Período de agosto de 2014 a novembro de 2017.

 

4) Chamada Pública ANATER 04/2018 e Contrato 038/2018, cujo objeto é a prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural para famílias agriculturas, as quais produzem tabaco, com a finalidade de trabalhar alternativas de diversificação produtiva.

Beneficiários: 960 agricultores familiares em 8 municípios do RS

Período: outubro de 2018 a dezembro de 2020

 

5) Convênio de Cooperação Técnica Financeira com a Prefeitura Municipal de Candiota para executar o Projeto de apoio à produção agropecuária e diversificação da produção de alimentos e energia no município de Candiota.

Beneficiários: 520 famílias de agricultores assentados.

Período: ano de 2012.

 

6) Contrato 026/2016 com a Prefeitura Municipal de Candiota de prestação de serviço de assistência técnica através de visitas técnicas domiciliares e execução de curso de capacitação para implantação e manejo de parreirais.

Beneficiários: 30 famílias de agricultores e agricultoras.

Período: segundo semestre de 2016

 

7) Contrato com o SEBRAE – Projeto de Diversificação das Propriedades Familiares. Obetivo: Despertar nos  agricultores(as) familiares  a  importância do auto-sustento assim como, organizar um viveiro de produção de sementes e mudas (crioulas e varietais), um horto medicinal, um pomar doméstico e um centro de produção de adubos orgânicos na área de produção da COOPERFUMOS que servira para a formação, além de desenvolver experiências práticas de produção com os agricultores/as familiares

Beneficiários: Mais de 1000 agricultores familiares das regiões do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Litoral Norte.   

Período: novembro de 2009 a dezembro de 2011

 

8) Contrato com a Companhia Riograndense de Mineração – CRM para executar o “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Atividades Socioambientais e de diversificação da produção nos municípios de Candiota, Hulha Negra e Aceguá.

Período: 2012.

 

9) Contrato 038/2019 celebrado com o Município de Candiota para desenvolver o projeto “Agroecologia e Sustentabilidade Alimentar”.

Beneficiários: 400 agricultores assentados de reforma agrária do município.

Período de Junho 2019 Março de 2020