Video: Conheça o projeto “Protegendo as águas do Pampa”

18 de julho de 2019

Atividade do ICPJ e da Pampa Sul está intervindo para preservar fontes, nascedouros e vertentes.

 

Efetivado através de uma parceria entre a Usina Pampa Sul e o Instituto Cultural Padre Josimo, o projeto “Protegendo as Águas do Pampa” está chegando à conclusão de mais uma etapa. Voltado à identificação e proteção de fontes, vertentes e nascedouros de água na região do Bioma Pampa, tem suas ações particularmente centradas entre os assentamentos da reforma agrária localizados nos municípios de Hulha Negra, Aceguá e Candiota.  

 

Já são diversos projetos levados a cabo através da parceria que envolve ICPJ, Pamapa Sul e os assentados da reforma agrária organizados através do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), contando ainda com a participação das prefeituras municipais e outras organizações locais e regionais.

 

“Em um espaço geográfico onde a natureza está sob risco constante e o clima já demonstra isso através de períodos severos de estiagem que tem se somado ao longo dos últimos anos, projetos como este e os demais que estão sendo implementados centram suas atividades na preservação ambiental e desenvolvimento social em seu entorno”, explica o diretor do ICPJ, Frei Sérgio Görgen.

 

Conheça mais sobre este projeto voltado á preservação dos recursos hídricos naturais da região. Já são 60 fontes e nascentes preservadas pelas equipes do ICPJ e pelos camponeses e camponesas, com o apoio da Pampa Sul.  CLIQUE AQUI ou aperte o play na tela abaixo: