Notícia

TV Aparecida exibe o especial “Entre a fé e o milagre” neste domingo

Texto: Marcos Corbari | ICPJ | Com informações do Portal A12 e Youtube da TV Aparecida

 

No dia da Padroeira, emissora apresenta o especial que destaca a origem da devoção do povo para com Nossa Senhora Aparecida.

 

 

A TV Aparecida exibe neste domingo (12) o especial “Entre a Fé e o Milagre”, demarcando mais um passo na produção própria de conteúdo audiovisual de excelência. Já destacada na grade de emissoras abertas por seu trabalho no telejornalismo e entretenimento de qualidade, bem como nas tradicionais transmissões de eventos religiosos, a emissora apresenta a produção que tem como foco a origem da devoção à Nossa Senhora Aparecida, moldada por histórias de fé em milagres, que se perpetua por gerações.

O projeto que traduz em imagens a intensidade da devoção à Padroeira do Brasil, promete demarcar um novo momento da tradicional emissora católica quanto à produção de conteúdo original. Intitulado “Aparecida: Entre a Fé e o Milagre”, o especial será exibido em dois horários: às 16h e às 21h e depois disponibilizado na íntegra no Youtube Oficial da TV Aparecida e na página exclusiva a12.com/especialnossasenhora. Contando com direção e roteiro de Felipe Pontes, produção de Mylena Perreira e Samires Araujo, imagens de Diego Rosa, as gravações ainda contaram com o trabalho dos departamentos de Cenografia, Técnica, Camarim, Marketing, Criação e Videografismo da TV Aparecida.

“Após duas décadas de ação evangelizadora, através de vários formatos, a TV Aparecida assume, com muita propriedade, a produção de conteúdos exclusivos e independentes em sua programação, agregando valores religiosos e humanos e permanecendo fiel à sua inspiração primeira de comunicar a esperança que brota do Evangelho e de colaborar para a construção de uma sociedade mais fraterna. Pois este é o sonho de Deus no coração de Maria!”, ressalta Padre Camilo Junior, diretor de programação.

Veja abaixo o trailler que está sendo exibido para divulgar o especial:

A sinopse divulgada informa que o especial dará ao telespectador a oportunidade de reviver momentos históricos que se tornaram símbolo da presença da Mãe Aparecida: a pesca milagrosa, a menina cega, a libertação do escravo Zacarias e a conversão do cavaleiro ateu. Os personagens foram representados por um elenco que mesclou novos talentos com atores renomados, como Isabel Fillardis, que interpretará Nossa Senhora Aparecida, Alexandre Barillari, no papel do capitão do mato no milagre das correntes, e uma participação especial de Maurício Mattar, que viverá Malaquias, o tio da menina cega.

Em reportagem no portal A12, o diretor Felipe Pontes comentou como foi a produção e a forma que espera que esse trabalho chegue aos telespectadores. “Neste momento em que celebramos os 20 anos da TV Aparecida, trazemos esse especial como um presente a todos. Nós realizamos pesquisas, com ajuda do Santuário Nacional, e a partir daí buscamos conectar a história de antigamente com os dias atuais, e assim gerar reflexão e emoção a todos que assistirem. Acredito que o belo nos aproxima de Deus, por isso escolhemos belas palavras, uma bela fotografia e imagens, e entregamos com muito carinho esse especial.”

 

Isabel Fillardis interpreta Nossa Senhora Aparecida no especial / Foto: Davi Barbosa-TV Aparecida

 

“Foi uma das coisas mais complexas que fiz em dramaturgia” afirma Isabel Fillardis

Dona de uma carreira profícua, tendo atuado em mais de uma dezena de novelas de sucesso, bem como em filmes, especiais, séries e peças de teatro, Isabel Fillardis afirmou que interpretar Nossa Senhora Aparecida neste especial despertou sensações novas: “É uma das coisas mais complexas que eu já fiz em dramaturgia. É muito difícil representar a mãe que carrega no colo o Brasil inteiro. Me sinto muito honrada”, afirmou em entrevista ao programa Benção da Manhã, apresentado por Dani Espindola.

A atriz não quis falar de expectativas com a produção, mas sim de desejo: “Que eu tenha a graça e a sabedoria de fazer e poder transmitir essa serenidade e ao mesmo tempo a força que ela carrega. O que eu desejo é conseguir transmitir para os devotos que eles sintam de fato essa mãe. Para os duvidosos que eles consigam aquebrantar o coração. E para os cegos que sejam descortinados para a espiritualidade.” Mas se há uma relação de carinho, também há responsabilidade para a força que a santa evoca: “Poder trazer essa representatividade através do meu corpo para essa figura feminina é muito forte, existem muitas camadas embaixo disso”, afirmou.

Uma curiosidade revelada na conversa é o carinho com que a protagonista se refere à Padroeira, chamando-a de “Cidinha”, herança de devoção amorosa que traz desde o convívio com sua avó materna, com quem ainda criança aprendeu a venerar Nossa Senhora Aparecida. Tal proximidade só aumenta o compromisso: “Eu tenho uma intimidade com Nossa Senhora Aparecida, já passei por muitas adversidades, tive milagres e renascimentos na minha vida. Posso afirmar que minha fé me trouxe aqui, para ter a chance de dar vida a Nossa Senhora.

Assista à íntegra da entrevista, com direito a exibição de cenas do especial:

 

Alexandre Barillari

O rosto de Alexandre Barillari se tornou conhecido nacionalmente através de novelas como Alma Gêmea,  Cristal, Chocolate com Pimenta e Caminhos do Coração. Porém mesmo a experiência de mais três décadas na TV, cinema e teatro não foram suficientes para barrar a emoção sentida ao participar da produção “Aparecida: Entre a fé e o milagre”. É o que ele revelou em entrevista ao Irmão Ian e à apresentadora Jessica Fernandes, no programa Família dos Devotos, o ator que dá vida ao Capitão do Mato, condutor do escravo Zacarias que protagonizou o milagre do rompimento das correntes.

Barillari lembrou das dificuldades dos dias da produção, das noites de frio vividas em Aparecida e o contraste do que se alcançou: “Foi muito desafiador, mas o resultado é surpreendente. Parece que tudo rema contra, mas no final tudo dá certo”. E sobre esse resultado, demonstra muita satisfação e empolgação: “A construção da narrativa e a construção formal do filme é muito feliz, porque a Santa toca o corpo das pessoas. As pessoas sentem esse toque. Ela se materializa nesse toque, nessa condução do caminho das pessoas”.

 

O Capitão do Mato é mais um personagem na galeria de vilões interpretados por Barillari / Fotos: Davi Barbosa-TV Aparecida

 

Emocionado, Alexandre deixa por um momento o ator de lado para que o devoto lembre da sua experiência de profunda emoção vivenciada todas as vezes que está no santuário ou mesmo em outros lugares onde a memória o transporta até aquele espaço: “Se a gente narra ali cinco milagres, a gente deixa de narrar os milagres diários”, afirmou, antes de chorar ao explicar o seu sentimento ao encontrar devotos que de joelhos expressam sua fé, a esperança em um pedido ou o agradecimento por uma graça alcançada.

“Essa história há de ser eterna. Não são milagres passados simplesmente, são presentes, futuros e por toda eternidade”, completou, deixando o convite para toda audiência: “Venham se emocionar conosco, com esse presente que a gente preparou com tanto carinho para todos vocês”.

 

Assista à íntegra da entrevista:

 

 

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).