Parceria entre MPA e FAMURS pode garantir sementes crioulas para cidades gaúchas

23 de junho de 2021

Mateus Quevedo
MPA Brasil | Candiota (RS)

 

Conversa ocorreu na sede da FAMURS, em Porto Alegre. Foto: Luiz Muller

 

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, FAMURS, Maneco Hassen, recebeu o dirigente nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores Miqueli Schiavon, no início da tarde desta terça-feira (22), na sede da entidade em Porto Alegre. O assunto debatido foi a disponibilidade da safra 2020/2021 de sementes crioulas, colhida pelo MPA por meio das suas cooperativas, para aquisição das prefeituras gaúchas e suas secretarias de Agricultura.

“Nós já somos referência no estado em sementes crioulas, viemos colocar a disposição e pedir ajuda à FAMURS para que os agricultores tenham acesso a esse bem tão importante que são as sementes crioulas no início de sua produção e que as prefeituras tivessem acesso a esses serviços e sementes”, explica Miqueli. O MPA tem colhido nesta safra 2020/2021 sementes variadas de milho, feijão, sorgo sacarino, arroz de sequeiro, entre outros. “Para se ter uma ideia, somente de milho são 32 variedades.”

Para o presidente da FAMURS, Maneco Hassen, o encontro com o dirigente do MPA foi muito proveitoso, uma vez que garante a oportunidade e opção para os municípios gaúchos oferecerem a seus agricultores sementes crioulas e varietais de qualidade. “Que a gente possa com isso ajudar a viabilizar que nas cidades, especialmente as pequenas cidades do interior do RS, tenham oportunidade e a opção em fornecer aos seus agricultores, a sua agricultura familiar, a suas pequenas propriedades sementes crioulas para que a gente tenha aqui no RS cada vez mais a produção de alimentos saudáveis”, completa Maneco.

As sementes crioulas garantem maior autonomia das famílias camponesas, uma vez que não pertencem ao pacote tecnológico das sementes transgênicas, que geralmente, demandam uma alta dose de agrotóxicos. “Como o Maneco já falou, 70% da alimentação que vai pra mesa do povo brasileiro é produzido pela agricultura familiar, e nada melhor que sejam alimentos de qualidade, alimento saudável e de base agroecológica, assim como essas sementes são produzidas”, finaliza Miqueli.