Rede de comunidades Santo Isidoro Camponês volta a realizar Romaria de Nossa Senhora Aparecida

20 de dezembro de 2021

Momento de espiritualidade e confraternização reuniu famílias camponesas de Aceguá, Hulha Negra e Candiota no primeiro domingo de dezembro

A Rede de Comunidades Santo Isidoro Camponês retomou no primeiro domingo de dezembro a tradicional Romaria em homenagem a Nossa Senhora da Aparecida. A atividade, que em 2020 foi cancelada por conta das medidas de segurança impostas pela pandemia, foi realizada com ares de ação de graças, em agradecimento pela vida. Frei Wilson Zanatta, um dos celebrantes, frisou justamente este aspecto: “Estamos aqui para celebrar a vida, com nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e com as famílias das comunidades e assentamentos”. Conforme o capuchinho, a retomada da atividade veio para fortificar a fé através da partilha e da confraternização. “Trata-se de um importante momento de fé e gratidão pela vida”, ressaltou.

Durante a caminhada dos romeiros e romeiras, foi realizada uma parada com o Ato Penitencial onde os participantes apresentaram seus pedidos de perdão e executaram a queima de papéis que simbolizavam os pecados que causam sofrimentos aos outros. Já na parada seguinte o sentido da reflexão foi o louvor, com a unificação das etnias pela nova sociedade. Ao chegar ao bosque foi realizada a leitura da história de nossa senhora Aparecida. Já durante a celebração, através da leitura do Evangelho de Lucas, relembrou-se a passagem onde João Batista pede a conversão, a nova mentalidade para a vinda de Jesus.

A programação festiva contou com almoço compartilhado ao meio dia e apresentações culturais populares na parte da tarde.  Músicas, poesias, trovas e teatro foram apresentados pelos próprios moradores que integram a rede de comunidades, envolvendo crianças, jovens e adultos. A tarde encerrou com a bênção da saúde, das ervas medicinais e imposição das mãos sobre cada pessoa presente.