Realizado encontro de troca de experiências e vivências pastorais e promoção do diálogo geracional em Bagé (RS)

27 de novembro de 2018

Atividade envolveu pastorais e Comissão de Economia Solidária, contando com a parceria da Cáritas da Diocese de Bagé

Com o tema “Construindo Comunidades Mais Seguras: Convergências Geracionais”, os agentes das Pastorais (Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude e Pastoral da Pessoa Idosa e a Comissão de Economia Solidária) com a parceria Cáritas da Diocese de Bagé (RS) estiveram reunidos neste último domingo (25) do mês de Novembro, Festa de Cristo Rei e Celebração de Encerramento do Ano do Laicato, no espaço solidário Bem Aventurada Irmã Dulce dos Pobres, Ação Social Diocesana.

O encontro teve por objetivo refletir a solidariedade e a construção da cultura da paz entre as gerações (crianças, jovens, adultos e idosos), refletindo juntamente a missão dos leigos e leigas na Igreja e sociedade. O Ano do Laicato não se encerra, e sim continua fortalecendo e comprometendo a missão dos leigos e leigas na Igreja em Saída a serviço do Reino. O encontro encerrou com a Celebração da Vida, onde agradecemos a Deus por todas a atividades e serviços realizados durante ano de 2018. O encontro foi também momento de Celebração da Vida, agradecer os frutos de nosso ano de atividades pastorais, o dom da vida de leigas e leigos que dedicam seus dias e energias na construção do Reino de Deus aqui e agora.

Os cristãos leigos, homens e mulheres são chamados, antes de tudo, à santidade. São interpelados a viver a santidade no mundo. (…) Se nem todos são chamados aos mesmos caminhos, ministérios e trabalhos, ‘todos, no entanto, são chamados à santidade’. (…). Os cristãos leigos e leigas se santificam de forma peculiar na sua inserção nas realidades temporais, na sua participação nas atividades terrenas. Santificam-se no cotidiano, na vida familiar, profissional e social. Os santos movem o mundo. ‘O horizonte para que deve tender todo o caminho pastoral é a santidade’”.

Percebemos com esperança e gratidão a presença e ação de cristãos leigos e leigas santos e santas entre nós. São inabaláveis na fé, solidários e fraternos, fortes na oração, humildes no perdão, silenciosos na ação, experientes na vida mística e na espiritualidade da cruz. Com alegria e perseverança, visitam as casas, os hospitais, os presídios, as periferias, e atuam em movimentos eclesiais, sociais e políticos, colaborando na santificação das estruturas e realidades do mundo”. (DOCUMENTO 105 – CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL 116 -118).

Por Bryan Rodrigues

Agente de Pastoral Diocese de Bagé

 

Michele Corrêa

Assessora da Pastoral da Juventude (PJ) e Militante do Movimento dos Pequenos Agricultores