Por ocasião da 41ª Romaria da Terra, carta aos Romeiros por Emérito Padre Mariano Callegari

6 de dezembro de 2017
Notícias
A 41ª Romaria da Terra do RS acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2018 (terça-feira de carnaval), neste anos na comunidade de Rio de Dentro, em Mampituba (RS). O Pe. Emérito Mariano Callegari, que no último dia 27 completou 85 anos, é um nome importante para as comunidades que compõem hoje o município.
 
De personalidade forte e pioneiro nas construções de comunidades e grande líder dos movimentos sociais, Padre Mariano foi um verdadeiro missionário nos trabalhos pastorais comunitários que desenvolveu na Paróquia Senhor Bom Jesus, atualmente compreendendo os municípios de Morrinhos do Sul e Mampituba. Sua permanência nessa paróquia durou 12 anos e, logo no primeiro ano do município, foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores com o título de Cidadão Benemérito de Mampituba.

Na oportunidade da realização da 41ª Romaria da Terra do RS, Pe. Callegari dedica uma carta aos Romeiros.

Confira na íntegra:

“ROMARIA DA TERRA

Para mim, que sou Padre, é uma grande honra ter sido convidado para marcar presença, na Romaria da Terra que se realizará no Município de Mampituba, Rio Grande do Sul, dentro em breve, no próximo ano.
Para mim a terra é uma verdadeira mãe de todos nós que somos filhos dela, pois todos somos terra, dela viemos e para ela voltaremos!
“Lembra-te: que és pó e te transformarás em pó da terra” Fala a sagrada Escritura, para todas as criaturas humanas, em todos os tempos.
Por isso fica muito bem hoje em dia, falar e escrever sobre “Nossa Mãe Terra”. E fazer peregrinações, melhor, promover também as “Santas Romarias da terra”, para atualizar comportamentos.
No nosso município de Mampituba, SIM. Por muitas razões:
– Vivemos numa das regiões mais belas, ricas e saudáveis da nação brasileira: Que precisamos cultivar com muito capricho! Cultivar com muito amor e carinhosamente, deitar neste solo as sementes para colher as safras de grãos e frutas que entrarão em nossas casas; para servirem de alimentação saudável e gostosas às criaturas humanas, também aos animais domésticos, que criamos para nosso bem-estar e deleite.
– Quem vive na agricultura, sabe usar o solo, a terra; Sim a Mãe Terra, para atender as suas necessidades, nesta vida terrena.
Há muitos comportamentos humanos maravilhosos no meio rural, que precisam melhorar, e atualizar-se de acordo com os desenvolvimentos técnicos e científicos que acontece no Brasil e pelo mundo afora, para estancar o êxodo dos agricultores, acumulando-se em centros urbanos, onde as indústrias estão falindo, desempregando, arruinando a vida de milhões de pessoas, muitos eram camponeses.
– Também na agricultura os desafios na educação, na segurança, na saúde, na união e organização da população rural, requer mais incentivos por parte dos governos Federal, Estadual e Municipal.
Compete as lideranças, especialmente as igrejas, levantar o ânimo das comunidades, para um mundo cada vez mais colaborativo, fraterno e justo, impedindo a perda de direitos conquistados pelos agricultores e operários, através de duras lutas nos tempos passados.
E avançando no bem-estar comum, através de reuniões, peregrinações, ROMARIAS DA TERRA, fazer acontecer a esperança de um futuro cada vez melhor, dentro da ordem e do progresso, para todos.
Bem, eu adoro esta terra, muito boa, fertilíssima, onde tudo dá, com generosidade, em se plantando e cultivando… Em Mampituba, por exemplo, temos: milho, feijão, arroz, bananais imensos, plantações de maracujás, etc., etc.,
Mas cada município tem sua fartura de alimentos, produzidos por todas as etnias que vieram dos quatro cantos do mundo, para viver no Brasil. Aqui estão construindo casas muito lindas, cheias do conforto; suas escolas, igrejas, salões e clubes recreativos… produzem matérias prima para a nação e exportação.
Organizam os processos culturais em escolas de 1° e 2° Graus; especializam-se em faculdades, universidades, cursos técnicos, científicos, doutorando – se…
– Agricultura, indústria e comércio muito avançados;
– Explosão de turismo nacional e Internacional;
– Esportes, Lazer de todos os tipos e para toas as pessoas e gosto de todos.
– Meios de transporte, estradas asfaltadas;
– Rádios, internet, celulares, máquinas potentes – operam verdadeiros milagres de conforto e de transformação da nossa mãe terra. Tudo muda se transforma com rapidez.
Emérito Padre Mariano Callegari”

Fonte: Carta de Padre Mariano Callegari a organizadora da Historia e Memória Oral, Cloreci Ramos Matos, em Novembro/2017 e Bruna Valtrick – Jornal Pioneiro.

Foto: Daniela Xu_Agencia RBS e arquivo pessoal