Texto: Assessoria Muticom / Fotos: Fotos: Darcy Lima / SPM / Publicação original disponível aqui: https://muticom.com.br/participamos-da-comunicacao-de-deus-celebracao-eucaristica-abre-o-14o-muticom/
Em tempos de urgência ecológica e ruídos em excesso, o 14º Muticom começou em silêncio reverente, rompido apenas pela música litúrgica que acolhia cada participante no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM). Antes de qualquer debate ou roda de conversa, a comunicação se fez encontro diante do altar. Fonte e cume da vida cristã, a Eucaristia foi a primeira expressão do mutirão: comunhão com Deus, com o outro e com toda a Criação.
A Missa Amazônica, presidida pelo cardeal arcebispo de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner, e concelebrada por dezenas de bispos e padres, reuniu os quase 400 participantes, mais de 200 voluntários e representantes da Igreja de todo Brasil. Celebrada em um espaço decorado com a alma da Amazônia, a liturgia foi uma declaração sensível do compromisso que une fé, cultura e cuidado com a Casa Comum. Ali estavam símbolos, cores e texturas que comunicam os quem vive nas margens dos rios e caminha sobre a terra molhada da floresta.
Um altar vestido de Amazônia
No centro da celebração, o altar estava coberto por uma toalha carregada de sentido. Feita à mão na cidade de Coari (AM), a peça foi confeccionada pela leiga Glória Santos e por sua irmã, Irmã Gorete Santos, religiosa redentorista da Paróquia Sant’Ana e São Sebastião. O tecido de estopa, tecido simples do cotidiano ribeirinho, foi bordado com fios dourados e ornamentado com sementes de açaí e buriti, algumas inteiras, outras partidas, formando um desenho que honra a beleza escondida nas pequenas coisas.
É a espiritualidade feita da terra, semente e cuidado. Cada detalhe expressa o zelo, a criatividade e a devoção com que a comunidade preparou o altar, sinal visível do encontro do povo com Cristo na Eucaristia.
“Deus se comunica também através das criaturas”
Na homilia, o cardeal Leonardo Steiner lembrou à todos e todas o fundamento último de toda comunicação: o próprio Deus. “O grande comunicador nos enviou um comunicador, Ele o comunicador do Reino de Deus, Ele o comunicador do amor de Deus”, afirmou. Para o cardeal, o trecho do Evangelho segundo Marcos é profundamente significativo por destacar que o anúncio deve ser feito “a toda criatura”, pois “toda obra criada é uma comunicação de Deus”, disse. “Todos os seres são comunicação de Deus, sinais do amor de Deus, visibilizações do amor de Deus, palpabilidade da presença de Deus”, enfatizou Steiner.
Com sensibilidade, Dom Leonardo conduziu a reflexão para a ecologia integral a partir de uma nova relação com a criação. “Tudo agora foi transformado em Cristo, tudo foi transfigurado em Cristo”, disse, destacando que a comunicação divina nos leva a perceber as criaturas como irmãs, na lógica de Francisco de Assis. “A ecologia integral não busca ser uma expressão qualquer, mas busca ser uma nova relação para podermos dizer e perceber que Deus se comunica também através das criaturas”, ponderou. Em um dos momentos da homilia, recordou que “possamos viver a fraternidade onde todos têm o seu lugar e o seu espaço, pois também tem a sua respeitabilidade. Para assim, na nossa reflexão, podemos melhor nos darmos conta do quanto Deus se comunica conosco, através de cada uma das suas criaturas”, concluiu o bispo.
Nas cuias, o alimento da vida
A distribuição da Sagrada Comunhão foi feita em cuias amazônicas. Utensílio ancestral de profundo respeito na região, a cuia é mais do que um recipiente: é símbolo de partilha, de alimento, de memória e de fé. Nela se serve o mingau, o açaí, o peixe e, agora, o próprio Corpo do Senhor. Em cada cuia, a Igreja Amazônica recorda que Deus se fez pequeno, simples, acessível, como os instrumentos do povo da Amazônia que serve e ama.
Cruz jubilar: sinal de esperança para os peregrinos da comunicação
No presbitério, uma das cruzes jubilares da Arquidiocese de Manaus recordava a todos que o caminho até o Muticom também é caminho de fé. Os comunicadores e comunicadoras que vieram de todas as partes do Brasil são, também, peregrinos da esperança. A cruz ali presente era mais que ornamento: era convite. Convite à conversão pastoral e ecológica, à escuta profunda e ao compromisso com uma comunicação que humaniza, transforma e sustenta.
O Instituto Cultural Padre Josimo está presente no 14º Muticom. O jornalista e comunicador popular Marcos Antonio Corbari está representando o ICPJ nas atividades realizadas em Manaus (AM). Também demarca a presença do instituo a divulgação do ebook “Padres da Caminha: Identidade e Missão”, cuja edição foi apoiada pelo ICPJ e está disponível para download gratuito em https://padrejosimo.com.br/loja/produto/padres-da-caminhada/ .
Além de acompanhar as atividades da plenária geral onde acontecem as mesas com debates e conferências, o representante do ICPJ ainda está participando de dois grupo temáticos: “Comunicação Popular e Comunitária na defesa dos territórios” e “Comunicação para a transformação social: mobilização e incidência popular”.
A participação do ICPJ no Muticom conta com o apoio da Fraternidade Franciscana São Boaventura, de Manaus (AM).