Notícia

Muticom 2025 lança texto-base com reflexões sobre comunicação e ecologia integral

Documento propõe diálogo entre fé, justiça socioambiental e práticas comunicacionais comprometidas com a sustentabilidade e a transformação social

 

 

Entre os dias 25 e 28 de setembro de 2025, a cidade de Manaus (AM) sediará o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). Com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”, o evento reunirá comunicadores, agentes pastorais, jornalistas, educadores, estudantes, pesquisadores e lideranças comunitárias de todo o país.

Como parte do processo preparatório do encontro, foi lançado o Texto-Base do Muticom 2025, elaborado pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), vinculado à Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB.

O documento preparado pelo Grecom oferece uma profunda reflexão crítica e pastoral sobre os desafios ecológicos contemporâneos, como as enchentes no Sul, as secas no Sudeste e Centro-Oeste e as queimadas na Amazônia. Longe de serem fenômenos isolados, esses eventos são analisados como sintomas de um modelo de desenvolvimento excludente e insustentável. Diante desse cenário, o texto convida a comunicação a assumir um papel ativo e transformador.

 

Para acessar o texto-base, CLIQUE AQUI!

 

Comunicação como caminho de conversão ecológica

Articulando saberes científicos e populares, experiências comunitárias e o magistério da Igreja, o Texto-Base convoca comunicadores e comunicadoras a agirem com compromisso ético, sensibilidade pastoral e responsabilidade ambiental, promovendo um novo modo de viver e comunicar, em harmonia com a Casa Comum.

Organizado em seis grandes eixos temáticos — ciência e saberes populares; magistério da Igreja; comunicação e ecologia integral; comunicação para a transformação social; sustentabilidade justa; e boas práticas comunicacionais, o material se configura como um subsídio formativo para todos aqueles que desejam integrar sua missão evangelizadora a uma atuação comunicacional comprometida com a justiça climática e a conversão ecológica.

 

Legado, história e compromisso

Além da fundamentação teórica e pastoral, o documento resgata a memória dos Mutirões de Comunicação desde os anos 1990, apresentando uma linha do tempo com os temas já abordados em cada edição. Essa retomada reforça o papel histórico do Muticom como espaço de formação, articulação e profecia para a Igreja no Brasil

O Instituto Cultural Padre Josimo participa pela primeira vez do Mutirão. O jornalista Marcos Antonio Corbari vai representar o ICPJ nas atividades da programação geral e integrar dois grupos temáticos: “Comunicação para a Transformação Social: Mobilização e Incidência Popular” e “Comunicação Popular e Comunitária na defesa dos Territórios”.

 

Sobre o Muticom

O Mutirão Brasileiro de Comunicação promove a integração entre diferentes setores da comunicação, como jornalismo, publicidade, relações públicas, mídias digitais e ação pastoral incentivando a formação de redes colaborativas e o fortalecimento do pensar e fazer comunicação. A cada edição, o Mutirão Brasileiro de Comunicação busca abordar questões contemporâneas e emergentes, oferecendo um espaço onde vozes diversas podem ser ouvidas e novas ideias podem ser cultivadas.

A atmosfera do evento é marcada pelo entusiasmo e pela paixão dos participantes, que encontram no mutirão uma oportunidade única para crescer profissionalmente e contribuir para o avanço da comunicação no Brasil. Seja para adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências ou simplesmente fazer novas conexões, o Mutirão Brasileiro de Comunicação é um marco indispensável no calendário dos comunicadores brasileiros.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).