MPA recebe a visita do Dr. Barrera-Bassols no RS

1 de novembro de 2019

Nome referencial na Agroecologia, professor mexicano visitou atividades do campesinato na região norte do estado

Na Cooperbio, em Seberi, a visita colocou em destaque as atividades do Centro de Formação.

Cumprindo agenda junto à Universidade de Passo Fundo (UPF), o professor e pesquisador mexicano Dr. Narciso Barrera-Bassols estendeu sua estada no RS e realizou visita na região norte do RS para conhecer a experiência do campesinato brasileiro praticada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) nas cidades de Seberi e Vicende Dutra.

Nome referencial para a Agroecologia, o professor Barrera-Bassols é autor de inúmeros livros e artigos, dando especial atenção ao aspecto político inerente à prática agroecológica. No Brasil um de seus livros mais conhecidos é “A Memória Biocultural” (escrito em conjunto com Victor Manuel Toledo), destacando a importância ecológica das sabedorias tradicionais, publicado pela editora Expressão Popular.

Em Vicente Dutra a fampilia Gonçalves coloca a Agroecologia em evidência em seu cotidiano.

Responsável pela elaboração do Plano Nacional de Agroecologia do México, Barrera-Bassols teve contato no RS com o Centro de Formação da Cooperbio, em Seberi, e visitou a unidade produtiva da família Gonçalves em Vicende Dutra.

 

 


 

Confira no vídeo uma entrevista concedida por Barrera-Bassols a uma emissora de TV colombiana, em 2014, explicando o ocnceito de Memória Biológica.