Morre Antônio Cechin, o irmão dos pobres e da ecologia

16 de novembro de 2016
Multimídia Notícias

Em fevereiro de 2013, o Vida no Sul esteve em São Gabriel cobrindo o encontro dos povos indígenas, que rememorava os 257 anos do martírio de Sepé Tiaraju. Na ocasião, tivemos a oportunidade de entrevistar o Irmão Antônio Cechin, conhecido em todo o Brasil como o profeta dos catadores e o irmão dos pobres.

Em vídeo, prestamos nossa homenagem a ele que nos deixou hoje, compartilhando seus ensinamentos construídos junto aos movimentos sociais populares e sua visão sobre a figura de Sepé Tiaraju e a luta indígena pela terra. Assista:

Sobre o Irmão Antônio Cechin

Fundador da CPT RS, da Pastoral da Ecologia e da ONG Caminho das Águas, e autor do livro autor do livro “Empoderamento Popular: Uma pedagogia de libertação”, o advogado popular Irmão Antônio Cechin faleceu nesta quarta-feira, dia 16 de novembro. Nascido em Santa Maria (RS), ele foi Irmão Marista e teve sua trajetória de trabalho e luta profundamente ligada aos movimentos sociais e dedicada a dar voz e empoderar os mais pobres.

Antônio Cechin influenciou uma geração de militantes no Rio Grande do Sul e no país. Foi o criador da Romaria da Terra, da Romaria das Águas e idealizador da missa em honra a São Sepé Tiaraju. É também co-fundador do Movimento Nacional Fé e Política. Foi perseguido pela ditadura militar, preso e torturado. Incompreendido em sua própria Congregação religiosa, o Ir. Antônio Cechin dedicou a sua vida em defesa dos mais pobres.

Ele estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS, onde se recuperava de uma fratura na bacia. Além de seu legado, ele deixa saudade entre os amigos, familiares e todos os que se inspiram em seu trabalho em prol de um mundo melhor.