Lutador contra a ditadura, Sereno Chaise morre aos 89 anos em Porto Alegre

1 de junho de 2017
Notícias

Sereno Chaise (Foto:Marcos Eifler/Agência ALRS)

Morreu nesta quinta-feira, aos 89 anos, Sereno Chaise, importante figura política gaúcha no apoio às lutas sociais e pela democracia. Chaise estava internado há quase 30 dias no hospital Mãe de Deus e, segundo a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. O velório está previsto para ser realizado hoje, a partir das 18h, no cemitério Jardim da Paz e o sepultamento, às 10h desta sexta-feira.

De origem trabalhista, tendo trabalhado por muitos anos ao lado de Leonel Brizola, Sereno Chaise tornou-se figura marcante na história política do Rio Grande do Sul. Em 1951, iniciou como vereador de Porto Alegre. Em 1963, foi eleito prefeito da capital gaúcha, mas teve seu mandato cassado com a instauração da ditadura civil militar brasileira. Teve seus direitos políticos impedidos até 1979, quando com a anistia, voltou à cena política, primeiramente na reconstrução do PDT e depois integrando o PT na gestão de Olívio Dutra no Palácio Piratini.

Em 2003, Sereno Chaise ingressou como diretor financeiro na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Em 2006, tornou-se presidente da estatal, permanecendo até 2015. Nesse período, ele apostou no trabalho de reflorestamento executado pelo ICPJ, no qual foram recuperadas áreas degradadas nos assentamentos dos municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá. Neste momento de consternação, o Instituto Cultural Padre Josimo manda um abraço solidário aos familiares e amigos de Chaise, não esquecendo de manter vivo seu legado na luta pelo povo e pela democracia.