Livro "Ervas Medicinais" chega à sétima edição

10 de março de 2019

Publicação organizada pelo Frei Wilson Zanatta já ultrapassa os 10 mil exemplares vendidos

A relação do Frei Capuchinho Wilson Zanatta com as ervas medicinais e remédios caseiros é antiga. Como ele mesmo gosta de afirmar, “é tradição e costume que vem da família”. Esse conhecimento “vem sendo passado de geração para geração, um contando para o outro, chegando ao longo do tempo até nós”, explica o capuchinho que reside no assentamento Conquista da Fronteira, em Hulha Negra, e divide seu tempo entre os compromissos religiosos da Rede Santo Isidoro Camponês e as ações de pesquisa, sistematização e partilha de saberes tradicionais a respeito de ervas medicinais e remédios caseiros. O livro que demarca o primeiro ciclo de trabalhos de Zanatta com relação às propriedades terapêuticas segue como sucesso editorial 5 anos depois do seu lançamento. Ao todo, “Ervas Medicinais: Remédios e Receitas Caseiras da Sabedoria Camponesa”, já superou os 10 mil exemplares impressos, chegando à sétima edição.

“Todo esse processo nasceu de um momento informal, a partir de um programa de rádio onde compartilhava informações e dicas de remédios caseiros, depois as pessoas passaram a solicitar mais informações e assim fomos construindo a ideia de sistematizar esses saberes populares em uma publicação”, explica Zanatta, destacando que o objetivo inicial era uma cartilha a ser compartilhada nas atividades pastorais e nas ações de militância camponesa. “Então em 2014 tivemos apoio do projeto Árvores Nativas e viabilizamos a publicação da primeira edição já no formato de um livro, cujos primeiros mil exemplares foram distribuídos gratuitamente através do patrocínio da CGTEE/Eletrobrás. O Instituto Cultural Padre Josimo acreditou no potencial da publicação e, desde então, vem publicando sucessivas edições desta que é hoje a obra mais vendida da sua loja virtual.

“Nós temos que ter um compromisso com a preservação dos saberes populares de nossos antepassados, as receitas e compreensões que vem de nossos familiares, o conhecimento coletivo construído pelo campesinato, a sabedoria dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais”, acrescenta Zanatta. Para ele, quando se perde a presença física de um ancião sem que se tenha procedido o devido registro de seus saberes, é como se deixasse de existir uma biblioteca inteira, acumulada ao longo de muito tempo de experiência vivida. “Não somos donos dos saberes, muito pelo contrário, nos dispomos a registrar, sistematizar e compartilhar com o máximo possível de pessoas que tenham interesse a dedicar-se ao tema”, acrescenta o frei-escritor que também tem no catálogo pessoal publicações como “Tenha uma Farmácia em Casa”, “O Poder Curativo da Guaçatonga”, “Cuidado com a Mãe Terra” e dois volumes de compilações de Fábulas, Contos e Parábolas.

A sétima edição de “Ervas Medicinais: Remédios e Receitas Caseiras da Sabedoria Camponesa” está disponível para venda pela loja virtual do ICPJ na página https://padrejosimo.com.br/loja/ . Outros títulos assinados pelo Frei Zanatta também podem ser encontrados ali, com opção de frete para todo Brasil.

Marcos Corbari

ICPJ | MPA | BdF-RS | Rede Soberania