ICPJ oferece capacitação para técnicos responsáveis pelo ATER

23 de junho de 2019

Na última semana o grupo de 12 técnicos e dois gestores responsáveis pelo programa de Assistência Técnica Rural (ATER) do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) participaram de dois dias de capacitação com o objetivo de otimizar os trabalhos de relatoria que derivam de cada atividade desenvolvida junto aos beneficiários. A formação foi realizada na base operacional instalada em Camaquã, de onde a equipe se mobiliza para atender 960 famílias camponesas, abrangendo ainda os municípios de Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Barão do Triunfo, Cristal, Dom Feliciano, São Jerônimo e General Câmara.

 

– Procuramos identificar as dificuldades que os técnicos têm em relação a expressar em texto de forma adequada as atividades que realizam junto às famílias -, expressou Frei Sérgio Görgen, diretor do ICPJ e um dos responsáveis pela capacitação. “Depois de algumas horas de conversa pudemos verificar que todos tem ótima capacidade de expressão escrita, precisando apenas um incentivo a mais – e a formação se propôs a isso – para escrever com mais desenvoltura.

 

O jornalista Marcos Corbari, que também participou da atividade, destacou o bom desempenho do grupo técnico e incentivou os participantes a prática da leitura e da escrita diariamente: “Só escreve bem quem lê muito, esse é um desafio para todos nós neste tempo de mídias sobrepostas e comunicação instantânea”. Para Corbari, encontrar uma hora ao dia para ler e exercitar o texto criativo é uma necessidade para qualquer profissional que tenha na intercomunicação uma ferramenta de trabalho.

 

Aproveitando a oportunidade de contar com toda equipe reunida, também foi oferecida uma oficina a respeito do funcionamento do aplicativo SGA Mobile, desenvolvido pela ANATER e que se tornou um dos principais instrumentos de trabalho do grupo de agentes que executa as atividades de Assistência Técnica Rural da Chamada Pública 04/2018.