Notícia

ICPJ confirma participação no 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom)

Atividade será realizada em Manaus e propõe refletir a comunicação e a ecologia integral

O Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) confirmou sua participação no 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro na Arquidiocese de Manaus (AM). Com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”, o Muticom está sendo organizado para oferecer uma experiência profunda de formação, espiritualidade e troca de saberes.

A Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepac-CNBB) é encarregada de promover os Mutirões Brasileiros de Comunicação, com a organização sendo realizada pela arquidiocese ou diocese que sedia o evento. Essa 14ª Edição está sob responsabilidade da Arquidiocese de Manaus e conta com o apoio da Pascom Brasil, Signis Brasil e Rede Amazônica de Televisão.

A programação prevê painéis que vão aprofundar o debate sobre comunicação, ecologia integral, transformação social e sustentabilidade justa. Estão confirmados nomes como Gilvan Sampaio (INPE), Rosiene Carvalho (BandNews Amazônia), Cicilia Maria Krohling Peruzzo (UFRJ) e Elaíze Farias (Amazônia Real).

O Muticom contará com 12 salas temáticas, chamadas Rios Amazônicos, que abordam diferentes perspectivas da comunicação e suas relações com os territórios, saberes tradicionais, espiritualidade e justiça socioambiental. Serão abordados temas como Jornalismo ambiental e desinformação climática; Educomunicação e formação cidadã; Espiritualidade ecológica e comunicação da fé; Comunicação popular e defesa dos territórios; Storytelling, rádio, publicidade consciente, entre outros.

Também está prevista uma experiência de imersão em comunidades manauaras, prevista para o sábado (27) à tarde. Essa atividade permitirá aos participantes um contato direto com a realidade local, seus desafios e saberes. O encerramento será marcado pela “Celebração da Comunicação no Encontro das Águas”, no domingo, 28 de setembro, reunindo espiritualidade, simbologia amazônica e compromisso coletivo.

O jornalista Marcos Antonio Corbari vai representar o ICPJ e levar pra a troca de saberes do Muticom as experiências de comunicação popular desenvolvidas a partir dos projetos desenvolvidos pelo Instituto no RS. “Vamos participar sobretudo para aprender, conhecer novas experiências e também compartilhar o que temos acumulado em nossas ações, sempre valorizando a importância da comunicação popular contra hegemônica, a serviço da causa dos povos e da ecologia integral”, resume.

 

Histórico

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem promovendo, desde 1998, os chamados Mutirões Brasileiros de Comunicação, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC, que tiveram início entre os anos de 1970 e final da década de 1990.

Com a decisão, em meados dos anos de 1990, de encerrar a promoção de seus congressos nacionais, as organizações de comunicação vinculadas à Igreja uniram-se para dar continuidade a nova proposta que emergia: os Mutirões Brasileiros de Comunicação. O novo formato trouxe propostas voltadas para provocar debates sobre as políticas e a democratização da comunicação, as relações geradas pela cultura das novas tecnologias no campo da Comunicação e a mobilização dos agentes da pastoral da comunicação do Brasil.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).