A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi lançada no dia 10 de fevereiro pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Neste ano, o tema da Campanha é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O objetivo chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.
Entre as ações da Campanha está o lançamento do documentário “Saneamento Básico: Cuidar do Planeta, Nossa Casa”, uma produção do Instituto Cultural Padre Josimo e do Jornal Mundo Jovem. Além de propor um olhar crítico sobre a utilização da água e da preservação do meio ambiente, o filme busca pressionar órgãos públicos para darem mais atenção ao saneamento básico. O tema foi escolhido a partir do entendimento de que é necessário fazer investimentos maiores, com uma política pública inteligente para que todos tenham acesso a esse direito e possam viver. Além do vídeo de 28 minutos, há extras que trazem entrevistas com o teólogo e escritor, Leonardo Boff e, com a urbanista e professora da USP, Raquel Rolnik.
No evento de lançamento da Campanha, o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, ressaltou a atualidade e a urgência do tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, que tem como foco no saneamento básico. Ao denunciar a exposição da população ao mosquito aedes aegypit, vetor dos vírus da dengue, chikungunyae e zika, dom Sergio afirmou que a “falta de saneamento básico destrói a casa comum e a vida da família que habita essa casa”.
Assista ao trailer do documentário:
Adquira o documentário na página do Jornal Mundo Jovem: www.mundojovem.com.br/produtos/saneamento-basico-cuidar-do-planeta-nossa-casa