Grupo de Terceira Idade de Seberi recebe formação de Ervas Medicinais com Frei Wilson Zanatta

15 de agosto de 2019

Grupo Vida Ativa participou da atividade abordando a cura através das ervas, conhecimentos tradicionais e cuidados com alimentação

De passagem pelas regiões norte e noroeste do RS, o frei franciscano Wilson Zanatta desenvolveu nesta quinta-feira, 15, oficina voltada à partilha de saberes a respeito de ervas medicinais e remédios caseiros junto ao Grupo de Terceira Idade Vida Ativa, privilegiando o viés do aprendizado tradicional que passa de geração em geração e os necessários cuidados com os hábitos alimentares para que e mantenha uma rotina de vida saudável.

– Esses cursos e oficinas são um momento de partilha, onde procuramos ensinar um pouco do que acumulamos nessa jornada de 15 anos pesquisando o tema e também aprendemos com cada participante que nos traz a experiência das suas tradições, os saberes populares que foram repassados de geração à geração -, explicou Frei Wilson. Para ele, a sistematização construída conjuntamente com os participantes das palestras, cursos e oficinas representa um legado que esta geração deixa para as próximas.

Pesquisador popular e entusiasta das Ervas Medicinais, Zanatta dedica-se ao tema há cerca de 15 anos e já publicou 6 livros sobre o assunto, editados pelo Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ). “A sabedoria popular precisa ser compartilhada pois só assim vai se perpetuar e passar de uma geração à outra, todos temos algo a ensinar e algo a aprender -, comentou.

– Quando perdemos uma pessoa que se dedicou a aprender e entender as tradições, os remédios e as curas pela natureza e não compartilhou esses saberes, é como se perdêssemos uma biblioteca inteira, por isso precisamos intensificar esses momentos de troca, tentar sistematizar ao máximo os conhecimentos, principalmente dos mais velhos e das comunidades tradicionais”, acrescentou.

O jornalista e militante do MPA, Marcos Corbari, acompanhou a atividade e destacou a importância do diálogo com um segmento da comunidade que traz consigo o acumulo de uma vida inteira de experiências e por isso precisa ser valorizado e reconhecido. “O método do trabalho, baseado na conversa constante e na mescla dos elementos teóricos e práticos, é um diferencial nas atividades do Frei Wilson, que assim mantém vivo o diálogo durante a formação e reforça a tarefa coletiva de construção do conhecimento popular”, comentou.

Dorilda Rocha, coordenadora do grupo, agradeceu pela oportunidade da formação e ressaltou a importância do momento de troca de saberes. “Estamos muito felizes em receber o Frei Wilson aqui, em aprender com as suas receitas e saberes, são ensinamentos que vão fazer diferença para todos e todas que tiveram a oportunidade de participar”. Finalizando a atividade Frei Wilson conduziu o trabalho coletivo de preparo de uma pomada utilizada para dores musculares, da qual cada participante levou consigo uma quantidade simbólica para uso familiar.

Os livros de Frei Zanatta – “Ervas Medicinais”, “Tenha Uma Farmácia Em Casa” e “O poder curativo da Guaçatonga” e a coleção de três volumes intitulada “Receitas Caseiras” – são comercializados pela loja virtual do Instituto Cultural Padre Josimo (https://padrejosimo.com.br/loja/) e presencialmente nas atividades de formação que desenvolve, assim como nas coordenações regionais do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Os valores arrecadados são integralmente investidos nos projetos sociais e educacionais do ICPJ, sem fins lucrativos.