“Não vamos descansar até encontrarmos a felicidade” (Rt 3,1)
Por Michele Barcelos Corrêa
Inspirados na fé e profecia de Rute e Noemi a Pastoral da Juventude Sul 3 esteve reunida na Comunidade Nossa Senhora da Salete, em Passo Fundo, entre os dias 29 de junho e 01 de julho, para sua 15ª Ampliada, para em torno da Palavra de Deus e seus sinais presentes no tempo e na história refletir, rezar e propor ações concretas na defesa e na luta pela vida da juventude.
A Ampliada da PJ foi vivida em três momento muito especiais: a acolhida, na noite do dia 29/06, pela Comunidade Nossa Senhora da Salete e suas famílias que com muito cuidado, amor e carinho acolheram os Pejoteiros/as vindos das Arquidioceses de Porto Alegre, Santa Maria e também da Anfitriã Passo Fundo e das Dioceses de Bagé, Caxias do Sul, Erexim, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santa Cruz do Sul; Análise de Conjuntura grupal, no dia 30/06, seguindo a metodologia VER/JULGAR/AGIR/CELEBRAR, refletindo a partir de uma onde foram colocados na roda os fatos que interferem na construção da Civilização do Amor: Liberação do uso de agrotóxicos, retirada de direitos “reformas”, cenário econômico social, intervenção militar, “greve” dos caminhoneiros, prisão do lula, Bolsonaro (intenções de votos), assassinato de Marielle e Anderson, incêndio em casa de detenção em Goiás, Estados Unidos e a política de tolerância zero com as migrações, a partir da análise de conjuntura foi possível VER a realidade da Pastoral da Juventude, como estamos no Regional Sul. Durante a tarde tendo como objetivos JULGAR E AGIR a partir da nossa realidade buscamos luzes que permitam aproximar nossas dioceses das galileias juvenis a fim de (re)conhece-las, traçar horizontes pós-ampliadas para os aspectos organizativos da nossa organização e grupos, procedemos a Leitura Orante do Livro de Rute; E a Celebração Eucarística Dominical junto à Comunidade.
A mística de Rute e Noemi nos ajudará a sermos incansáveis na construção da Civilização do Amor: não iremos descansar até encontrar a felicidade (Cf. Rute 3,1). Depois de algumas conversas compreendemos tratarem-se de mulheres que se destacaram em um movimento de denúncia contra uma realidade de fome, realidade que não pode ser ignorada, afinal, havia fome, mas não por falta de alimentos, mas porque alguém controlava os armazéns que estocavam alimentos. Haviam exploração por parte dos governos que estocam alimentos e deixavam o povo na miséria, haviam pessoas sem um pedaço de terra para plantar e sem liberdades, quando haviam grandes propriedades de terra nas mãos de poucos que sentiam-se no direito de ser proprietários. Nessa realidade marcada pela amargura, que Rute, uma estrangeira, estabelece uma aliança de fidelidade com sua sogra Noemi, tornando-se assim imagem de um povo que resiste diante de projetos que fracassam. Precisamos aprender com elas a não descansar até encontrar a felicidade, e nas contradições da história, mais uma vez, rezar, celebrar, avaliar, compreender os sinais dos tempos e projetar caminhos para a Pastoral da Juventude do nosso estado.
Na manhã ensolarada de domingo, após a Celebração Eucarística, Solenidade de São Paulo e São Pedro, foi o momento de agradecer a Jovem Débora Cristina Giehl, qual doou-se com fé, amor e generosidade a vida da juventude como Coordenadora Nacional (CN) da PJ Sul 3 no último triênio (2015-2018) e acolher o Jovem Ricieri Benedetti, novo CN da PJ Sul 3, o qual no próximo triênio se dedicará ao cuidado com as/os jovens da Pastoral da Juventude do Brasil.
Agradecemos por todo o cuidado com as/os jovens do nosso estado e por toda vida doada à Pastoral da Juventude do Brasil. É essencial à nossa caminhada. Sem a presença de cada um e cada uma nossos passos não seriam os mesmos. Por tudo isso, somos muito felizes por caminharmos juntxs e reafirmamos que não descansaremos até encontrar a felicidade