“Muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo”. Relembrando este provérbio africano, inicia a primeira atividade de campo da “Missão Sementes de Solidariedade: Emergência” em meio ao repique das enchentes que arrasaram mais de 150 municípios no RS.
Apesar de novamente o estado estar sendo castigado por fortes chuvas, os primeiros 40 voluntários e voluntárias vão a campo a partir de terça-feira (18) para começar a percorrer os territórios rurais das comunidades camponesas, da agricultura familiar, quilombolas e indígenas e levar solidariedade ativa. Depois de passar um dia reunidos no Covento São Boaventura, localizado no distrito de Daltro Filho, em Imigrante (RS), as primeiras saídas a campo estão previstas para acontecer de terça (18) a sexta (21).
O Instituto Cultural Padre Josimo está somado ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), à Cártias e mais cerca de duas dezenas de organizações, movimentos sociais e cooperativas que integram a missão. O objetivo é levar até os agricultores camponeses, familiares, indígenas e quilombolas kits agroecológicos de produção contendo: sementes de milho, sementes de feijão, ramas de mandioca, hortaliças e miudezas, mudas de batata-doce, mudas e sementes de flores, mudas de árvores (para sombra, lenha, medicinais e frutíferas), mudas e sementes de pastagem perene e i insumos para corrigir o solo
Como contribuir?
Doações podem ser encaminhadas para o PIX da Cáritas, com a chave: 33654419.0010-07 (CNPJ). Outra possibilidade de colaboração se dá por meio de depósito bancário para a Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil).
Os recursos e a mobilização estão sendo diretamente administrados pelo escritório regional da Cáritas no Rio Grande do Sul e sendo objeto de prestações de contas continuada.
Como participar?
O mapeamento de regiões e comunidades atingidas segue sendo construído. Lideranças com disponibilidade para fazer o cadastro de comunidades são convidadas a preencher um formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLokOevinwvV195ZMi8F_oxEASQXWlrKncfdGtXrGwfS6_lQ/viewform .
Já a força-tarefa que vai a campo realizar as visitas presenciais nas comunidades mapeadas, família a família, está com inscrição de voluntários neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckoVn8u3y4emI8NbIIF7Jcot5POdbWkaTZsuIdeZE6-vLMhA/viewform . Os mobilizadores explicam que está sendo solicitado aos voluntários a disponibilidade mínima de tempo de uma semana para viabilizar deslocamento, capacitação e incursões a campo.
Quem compõe a Missão?
Fazem parte da “Missão Sementes de Solidariedade: Emergência”: Cáritas, Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA), Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), Movimento dos Atingidos e das Atingidas por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Diocese de Santa Cruz do Sul, Rede de Agroecologia Ecovida, Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, Gritos dos Excluídos, Instituto Conhecimento Liberta (ICL), Instituto Koinós, Freis Franciscanos (Serviço Justiça Paz e Integridade da Criação), Serviço Franciscano de Solidariedade, Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-RS), Canoas Tec, Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Sem Teto (MTST), bem como as cooperativas Cooperbio, Origem Camponesa, Coptil e Creluz.
Fotos e videos: atividade de formação e envio realizada em Daltro Filho, no Convento Franciscano, município de Imigrante, RS.