Dia da Árvore: ICPJ participa do plantio de 2,2 mil árvores no RS

21 de setembro de 2020

Programa de ATER que tem a participação do MPA e ICPJ promove plantio de árvores frutíferas e medicinais

Demarcando as ações em lembrança ao Dia da Árvore – comemorado em 21 de setembro – o Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) e o movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) apresentaram números de uma das ações de seu programa de Assistência Técnica Rural (ATER) voltado à diversificação da cultura do tabaco, no que concerne a plantio de árvores nos municípios atendidos.

Conforme Darlan Guterres, técnico que atua na coordenação do programa, ao todo foram plantadas até o momento 1.573 mudas frutíferas diversas e 700 mudas da planta medicinal Guaçatonga. As mudas foram plantadas em unidades produtivas de agricultores familiares camponeses nos municípios de Camaquã, Chuvisca, Canguçu, Cerro Grande do Sul, São Jerônimo e Dom Feliciano.

O engenheiro florestal do ICPJ Marcelo Bernál destaca que os impactos socioambientais positivos dessas práticas serão sentidos no curto, médio e longo prazo. “As famílias, ao aumentarem a diversidade de seus pomares e hortos medicinais, e aliado ao fato da ATER ajudar a ampliar o conhecimento sobre os usos das plantas, conseguem melhorar a saúde, a alimentação e o meio ambiente local, além de aumentar a renda com a comercialização do excedente”, completa.