Coordenação Regional da Pastoral da Juventude se reúne em Santa Maria

25 de setembro de 2018

Foto: Maurício Portella

 

Por Angelo Alvarez Rodrigues*

Diante dos desafios atuais impostos pela mudança de época e as crises, política, social, econômica e tantos conflitos que atingem as realidades juvenis, a Coordenação Regional da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul reuniu-se nos dias 22 e 23 de setembro no Coração do Estado, no Centro Arquidiocesano de Pastoral nas terras sagradas de Santa Maria, para pós-Ampliada Regional, viabilizar os primeiros passos do Plano Trienal da PJ do RS (2018-2021).

No chão que pisamos em nossa Ampliada Regional, vimos às moradas em que a PJ do RS se faz vida, nos inspirando em Rute e Noemi para caminhar e seguir adiante na construção da Civilização do Amor. Porém, não podemos ficar calados/as diante da conjuntura que se apresenta em nosso país, com os retrocessos na garantia de direitos e de vida plena para todas as pessoas. O Livro do Êxodo em seu terceiro capítulo nos convidou a ver e ouvir os clamores do nosso povo e diante de toda a opressão descer para libertá-los/las, fazendo-os/as subir para uma terra fértil e espaçosa, onde há leite e mel para todos/as. 

Os Grupos de Jovens e a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher são as prioridades assumidas pela PJ do RS para os próximos três anos. Revisitando nosso plano, foi possível ver a realidade da Pastoral da Juventude e buscar horizontes que permitam aproximar nossas Dioceses das galileias juvenis, a fim de traçar caminhos para a organização da Ação Evangelizadora dos grupos de base da PJ para nuclear, acompanhar e fortalecer, gerar processos de reflexão para a superação e enfrentamento aos ciclos de violências contra as mulheres, formar parcerias e buscar o diálogo inter-religioso com outros movimentos e organizações.

Na manhã de domingo, acolhemos as indicações para o Serviço da Secretaria Regional e Animação da Campanha de Enfrentamento, onde o jovem Felipe Toniollo e a jovem Rocheli Koralewski, ambos da Diocese de Erexim, foram os escolhidos e se dedicarão a contribuir na promoção e cuidado para com os jovens da nossa PJ Sul 3.  

Agradecemos a acolhida da Arquidiocese de Santa Maria com as/os jovens do nosso Regional. Nossa caminhada se reafirma na resistência e na presença de cada um e cada uma. Por isso, andamos juntos/as e não descansaremos até encontrar a felicidade (cf. Rute 3,1).

 

* Coordenação Regional da PJ pela Diocese de Bagé e colaborador do Instituto Cultural Padre Josimo.