Conversa colocou em pauta a relação da igreja com a juventude e a necessidade de despertar nos jovens a consciência social para a construção de um mundo melhor
Marcos Corbari
BdF/RS – ICPJ – MPA
Foram cerca de duas horas de conversa, troca de ideias e identificação de objetivos comuns. No encontro entre o bispo de Bagé, Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco e os quatro jovens brigadistas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) que compõem a Caravana de Luta Camponesa Alexina Crespo, muitos assuntos foram postos em pauta, sempre a partir da necessária inserção do jovem nos processos de debate, intervenção e transformação social. “A igreja vivencia essa necessidade de trabalhar com a juventude, de colocar em prática o chamado do Papa Francisco para que essa capacidade de indignação contra as coisas que estão erradas e essa força natural que cada jovem tem para colocar-se em ação e buscar a transformação sejam elementos para a transformação da sociedade”, refletiu Dalbosco.
Os jovens Rafael Souza Celestino, Camila Borges, Márcio Kappes e Marta Bringmann expuseram ao bispo os objetivos da caravana, voltada principalmente ao reavivamente do trabalho de base junto ao MPA< mas também comprometida com o diálogo com todos os segmentos da juventude – seja em ambiente camponês ou urbano – para o despertar da consciência crítica e o chamamento para que estejam prontos e dispostos a contribuir em suas localidades para a construção de condições dignas de desenvolvimento, com especial atenção para a educação, a cultura, o trabalho e a defesa dos direitos. “Estamos percorrendo o estado e levando nossa mensagem através da reflexão que é desperta pelo debate, pela música, pelo teatro e pelas demais manifestações artísticas”, explicou Marta, valorizando os aspectos da mística que a Caravana desenvolve em suas ações.
Ao final da conversa os caravanistas apresentaram músicas do seu cancioneiro ao bispo, que devolveu a gentileza também cantando para os jovens uma versão musicada da oração de São Francisco de Assis. Antes da despedida os jovens foram abençoados e ficou combinado um novo momento de encontro assim que os caminhos de Dom Frei Cleonir e dos jovens caravanistas encontrarem-se novamente.
Assista ao momento em que os jovens integrantes da Caravana Alexina Crespo cantam para o bispo de Bagé, Dom Frei Cleonir, durante as atividades realizadas na região da Campanha, fronteira do RS com o Uruguai.
Assista ao momento em que o Bispo de Bagé, Dom Frei Cleonir, canta para os jovens integrantes da Caravana Alexina Crespo, durante as atividades realizadas pelo grupo na região da Campanha, fronteira do RS com o Uruguai.