Após adiamento da reforma da previdência, grevistas de fome retornam aos seus estados

15 de dezembro de 2017
Notícias

Com a vitória da classe trabalhadora, que mais uma vez esteve unida contra os desmandos do governo ilegítimo de Michel Temer, encerraram-se as greves de fome contra a reforma da previdência que tomaram conta do Brasil. Centenas de brasileiros, em dezenas de cidades de diferentes estados prestaram seu apoio, somando-se à greve de fome que durava 10 dias na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Essa manifestação histórica foi iniciada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores, no dia 5 de dezembro. Foi em nome mais de 300 mil famílias camponesas de todo país e de toda a classe trabalhadora que os grevistas Frei Sergio Görgen, Josi Costa e Leila Denise, do MPA, se desafiaram à privação de se alimentar, visto o nível de retirada de diretos dessa reforma.

Com uma semana de greve de fome, mais companheiros somaram-se no ato realizado na Câmara de Deputados: Fábio Tinga do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), Simoneide de Jesus do MPA, Rosangela Piovizani e Rosa Jobi do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

No decorrer do período, sinais de debilidade foram diagnosticados, como dor de cabeça e estômago, fraqueza e dificuldade de locomoção, principalmente no Frei Sergio, Josi e Leila, que estavam a vários dias sem se alimentar.

“Nós consideramos um passo importante — não ainda uma vitória — o adiamento da votação dessa reforma, que só interessa ao mercado e aos grandes investidores e banqueiros”, avaliou frei Sérgio ao final de greve de fome.

Recepção ao frei Sérgio em Porto Alegre

Agora, os grevistas retornam aos seus estados, seguindo em alerta contra as articulações da base aliada de Temer para colocar a reforma em votação. Josi retorna para Sergipe, Leila para Rondônia e Frei Sergio para Porto Alegre.

Na capital gaúcha, camponeses e trabalhadores da cidade e preparam para receber de volta o frei Sérgio. Seu voo chega ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no terminal 2, na manhã deste sábado, às 11h10 da manhã.