A Igreja do Rio Grande do Sul se alegra com a Ordenação Episcopal de Frei Cleonir Paulo Dalbosco

4 de dezembro de 2018

Como são belos os passos do mensageiro que anuncia a paz e o bem”.

 

No último sábado, 1° de dezembro, foi celebrado, com grande alegria, a Ordenação Episcopal de Frei Cleonir Paulo Dalbosco, nomeado bispo titular da Diocese de Bagé, pelo Papa Francisco, em 26 de setembro de 2018. Uma caravana compostas por padres, religiosas e religiosos, leigos e leigas da diocese de Bagé e caravanas compostas por freis capuchinhos, religiosas de diversas congregações e leigos (as), que atuaram nas paróquias atendidas pelos freis no RS, e se deslocaram até Barros Cassal-RS para celebrar este momento especial na história da Igreja de Bagé, do RS e da Província dos Capuchinhos do RS.

Frei Cleonir nasceu no dia 25 de setembro de 1970, em Barros Cassal – RS. Ingressou no seminário com os Freis Franciscanos Menores Capuchinhos em 1987. Possui formação em Teologia, Filosofia, Administração de Empresas e especialização em Gestão de Pessoas. Em 1998 fez sua profissão perpétua como capuchinho e foi ordenado diácono. Em 1999 foi ordenado presbítero.

Durante estes anos atuou, dentre outras funções, como: pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Santa Maria – RS; Guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, na Diocese de Santa Maria; Vigário Provincial e Definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Ministro Provincial na Província Sagrado Coração de Jesus – Freis Capuchinhos do RS; Visitador Apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares de São Caetano; Diretor Geral da Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores – RS.

A posse de Dom Frei Cleonir como novo pastor da diocese de Bagé está prevista para dia 16 de dezembro, às 17h, no Ginásio do Colégio Franciscano Espírito Santo (Rua Barão do Triunfo, em frente ao SESC, em Bagé).

A Dom Cleonir nossa prece para que tenha um abençoado ministério episcopal.

 

Michele Corrêa

Graduanda em Filosofia na UFPel,

Assessora da Pastoral da Juventude (PJ) e

Militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).