Fraternidade Padre Josimo

Comunidade Intercongregacional Padre Josimo

A comunidade itinerante Padre Josimo está inserida nos Assentamentos do movimento Sem Terra  há 17 anos.  Em 1995 foi morar no assentamento Segredo Farroupilha de Encruzilhada do Sul.

Em 1999 a comunidade mudou-se para Tupanciretã, no  Assentamento Santa Rosa. E a partir de 2006 a comunidade reside em de Hulha Negra, Assentamento Conquista da Fronteira.Inicialmente a comunidade era formada por dois frades capuchinhos e dois frades franciscanos e, a partir de 2006 a houve a integração dos Scalabrinianos com a presença de um Padre.A comunidade acompanha os trabalhos pastorais de 42 comunidades formadas nos 53 assentamentos dos Municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra. Junto a isso, desenvolve e acompanha projetos sociais nos movimentos sociais da região e do estado.

Quem foi Padre Josimo

josimoJosimo Morais Tavares, conhecido como Padre Josimo, nasceu em Marabá no Pará, de família humilde Josimo era filho de uma lavadeira que o teve à beira do Rio Araguaia, em 1953. Ainda criança, sua família se mudou para a cidade de Xambioá , no Tocantins. Aos 11 anos partiu para Tocantinópolis para estudar em um seminário. De lá rumou para Brasília, depois para Aparecida do Norte (SP) até estudar em Petrópolis (RJ), em um seminário Franciscano.

Por ser pobre, negro e filho de camponeses, Josimo foi alvo de muitos preconceitos. Quando terminou os estudos, decidiu voltar a Xambioá para dedicar sua vida à causa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ao longo de sua vida, o padre denunciou os grileiros da terra, a opressão dos latifundiários contra os lavradores e defendeu os direitos do povo, conscientizando-os sobre sua força. Padre Josimo era coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) – no Bico do Papagaio, conhecida por intensos conflitos de disputa de terra.

Por suas idéias e ações, causou ódio aos fazendeiros da região, passando a receber diversas ameaças de morte.Em 10 de maio de 1986, na cidade de Imperatriz, no Maranhão, padre Josimo foi assassinado com dois tiros pelas costas quando subia a escadaria do prédio onde funcionava o escritório da CPT.

Padre Josimo está muito vivo e presente nos nossos corações e na mente de milhões de pessoas que lutam para que a terra seja libertada das garras do latifúndio e partilhada com milhões de sem-terra.