FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

1 de julho de 2018
Autor
Dom Guilherme Antonio Werlang Werlang

 

FESTA DE DUAS COLUNAS DO CRISTIANISMO

FESTA DA INSTITUIÇÃO E DA MISSÃO.

Pedro e Paulo tem origens muito distintas; vocações distintas; formação intelectual e níveis culturais distintas; talvez até temperamentos distintos; situação vocacional e chamado distintos; revelação divina distinta; envio missionário distinto; e destinatários para a missão distintos.

Têm em comum, sua original situação de pecadores; sua radicalidade no seguimento ao Mestre Jesus, depois de conhecê-lo; seu amor e entrega total e sem nenhuma reserva à missão recebida; sua paixão pelo Mestre; seu amor e entrega pela Igreja e pelos povos próximos e afastados da Salvação; o suportar de todo e qualquer sofrimento e perseguição; SEU DERRAMAMENTO MARTIRIAL DO SANGUE PARA NÃO NEGAR A FÉ E O CRISTO, FILHO DE DEUS E DEUS SALVADOR.

Ao longo da história da Igreja ambos recebem igual veneração, reverência e reconhecimento, mas PEDRO sempre representa mais a INSTITUIÇÃO, a HIERARQUIA NECESSÁRIA, O MAGISTÉRIO, O COMANDO E O SINAL VISÍVEL DA UNIDADE.
PAULO sempre representa a MISSÃO e ainda mais especificamente a MISSÃO “AD GENTES”, Aquele que é enviado para todos os Povos da Terra para levar o Anúncio e o Testemunho do Evangelho de Jesus Cristo e de CRISTO CRUCIFICADO.

Claro que todos os Papas têm a missão dupla. Ser Pedro e ser Paulo, mas não resta dúvida alguma que FRANCISCO, por seu modo de exercer seu Pontificado, seja como uma espécie de SÍNTESE DE PEDRO E PAULO.

Não digo que de João XXIII para cá, ou seja o próprio João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI não tenham sido também, MAS FRANCISCO É PARA A IGREJA E PARA O MUNDO MODERNO E GLOBALIZADO, DIVIDIDO COMO NUNCA ENTRE RICOS E POBRES, ENTRE OS QUE VIVEM NA ABUNDÂNCIA, DESPERDÍCIO E BEM ESTAR E EXCLUÍDOS E AINDA MAIS DIANTE DAS NOVAS REALIDADES DE UM MUNDO SECULARIZADO, PAGÃO OU DE GUERRAS RELIGIOSAS E FANATISMOS EXTREMADOS DE TODA ORDEM, … A SÍNTESE DA MISSÃO DE PEDRO E PAULO.

Até o momento Francisco ainda não teve que derramar seu sangue de forma martirial, mas diariamente é AMADO e PERSEGUIDO, abraçado e injuriado, como Pedro e Paulo.

Francisco sabe ser simultaneamente o CHEFE SUPREMO na Hierarquia da Instituição e o MISSIONÁRIO que sem exércitos, seguranças ou soldados SABE SE MISTURAR COM O REBANHO A PONTO DE NELE GRUDAR O CHEIRO DE TODOS OS POVOS, LÍNGUAS E NAÇÕES.

Sabe SENTAR-SE NA CÁTEDRA agora simples e despojada e sabe NADAR DE BARCO ou CAMINHAR PELAS RUAS DO CENTRO OU DAS PERIFERIAS e mesmo entrar nas casas das famílias de sua Diocese ou de qualquer diocese do mundo, para tomar um xícara de café, tomar uma refeição, benzer uma casa.

Francisco sabe visitar os hospitais ou os enfermos sem acesso de hospital, moradores de rua, migrantes ou encarcerados nas masmorras do mundo.

OS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO TÊM HOJE UM NOME NOVO: FRANCISCO!

Rezemos por ele ao Senhor, como ele mesmo pede e suplica para que seja INSTITUIÇÃO com AS CHAVES na mão E MISSIONÁRIO com o REMO e o LEME para que o Evangelho seja ANUNCIADO ATÉ OS CONFINS DA TERRA.

Rezemos também pelos seus detratores e perseguidores, ESPECIALMENTE por aqueles que de DENTRO da Igreja o difamam, perseguem, rejeitam e desobedecem, sejam estes leigos, seminaristas, Religiosos/as, Diáconos, Padres, Bispos ou Cardeais.

Parabéns, FRANCISCO e OBRIGADO DEUS por nos ter enviado Pedro e Paulo numa só pessoa.

 

 

*Dom Guilherme Antonio Werlang Werlang é bispo católico da Diocese de Ipameri-GO