Encontro debate rumos da província e procede processo de escolha de cargos dentro da estrutura da província para os próximos 6 anos
Entre os dias 13 e 17 de outubro os frades da Ordem Menor (OFM) que integram a Província São Francisco de Assis do RS estão reunidos em Capítulo Provincial Eletivo, nas dependências do Convento São Boaventura, no município de Imigrante. O Capítulo Provincial de 2025 tem como tema: “Província São Francisco de Assis em Redimensionamento”. O lema é: “Como irmãos menores, com todas as criaturas, peregrinos da esperança”.
Os primeiros dias do encontro contarão apenas com a participação dos frades. No último dia haverá – pela primeira vez na história da província – a participação de leigos dentro da programação do Capítulo. Além de debater os rumos da Província e suas instâncias de relação com as diferentes comunidades onde os frades estão inseridos, o Capítulo também serve para renovar democraticamente os postos de coordenação para o período dos próximos 6 anos.
Neste momento serão apontados pela escolha dos frades presentes na assembleia os nomes para os cargos de Ministro Provincial, Vigário, Definidores, Secretário, Ecônomo, Secretário para as Missões e a Evangelização, Animador para as Missões, Secretário para a Formação e os Estudos, Mestre de Formação dos Irmãos de Profissão Temporária, Moderador da Formação Permanente, Animador da Justiça, Paz e Integridade da Criação, bem como o Comissãrio e Vice-Comissário da Terra Santa.
A missa de abertura foi presidida pelo Visitador Geral, Frei Wanderley Carvalho de Couto, OFM. Em sua reflexão, o visitador recordou a caminhada realizada e a importância dos freis deixarem-se guiar pelo Espírito Santo durante o Capítulo: “Devemos invocar o Espírito Santo para iluminar as nossas certezas, convicções e conflitos”. A celebração contou com a presença de Dom Aloísio Alberto Dilli, OFM, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, que está participando da assembleia.
Após a missa de abertura os freis se dirigiram a sala capitular onde foi realizada a 1ª sessão plenária. Nela foi lido o documento de nomeação do presidente do Capítulo, Frei Wanderley, e logo após foi realizada a chamada nominal dos capitulares com a devidas justificativas dos ausentes. Para os trabalhos desta semana capitular foram eleitos previamente como secretário do capítulo Frei Arno Frelich e como subsecretários os freis Cláudio Lottermann e Antônio Rodrigues. Para a coordenação das sessões capitulares foram escolhidos como moderadores os freis Olávio Dotto, Gastão Zart e Pedro Bruxel. É função dos moderadores organizar as atividades e votações das plenárias.
A Província São Francisco de Assis do RS conta atualmente com 18 fraternidades, sendo:
– Fraternidade Monte Alverne (Porto Alegre);
– Fraternidade Nossa Senhora da Conceição (Viamão);
– Fraternidade São Pedro (Lomba do Pinheiro, Porto Alegre);
– Fraternidade da Paróquia São Francisco (Porto Alegre);
– Fraternidade da Rede de Comunidades São José (Gravataí);
– Fraternidade do Convento São Boaventura (Imigrante);
– Fraternidade Irmão Sol (Estrela); Fraternidade da Paróquia São José (Taquari – RS);
– Fraternidade Evangelizadora do Alto Taquari (Progresso, Bela Vista do Fão e Boqueirão do Leão);
– Fraternidade do Seminário Nossa Senhora Medianeira (Agudo – RS);
– Fraternidade Evangelizadora do Cone Sul (Candiota e Hulha Negra);
– Fraternidade da Rede de Comunidades Santo Isidoro Camponês (Hulha Negra, Candiota e Aceguá);
– Fraternidade da Rede de Comunidades São Lucas (Rio Grande);
– Fraternidade Evangelizadora São José (São José do Inhacorá e Alegria);
– Fraternidade do Seminário Franciscano São Pascoal (Três Passos);
– Fraternidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Horizontina);
– Fraternidade da Paróquia Santa Teresita del Nino Jesús (Diocese de Florida – Uruguai).