ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS
Programa Raio X Rural
Produção coletiva da Equipe de Divulgação da EFA Centro, apresentação desta edição de Frei João Osmar
74º programa: 08 de outubro de 2025:
No programa de hoje vamos tratar sobre Mídias Alternativas, divulgando a edição gaúcha do Territórios Mídias Brasil – TMB que acontecerá no dia 18 do corrente mês em Porto Alegre. Sigo aqui material publicado no site do jornal Brasil de Fato de 07 de outubro de 2025, cujo link coloco a seguir para quem quiser ter acesso ao material completo. Território Mídias Brasil chega ao Rio Grande do Sul em encontro com coletivos de comunicação — Brasil de Fato
Território Mídias Brasil chega ao Rio Grande do Sul em encontro com coletivos de comunicação
O Território Mídias Brasil (TMB) realiza no dia 18 de outubro, em Porto Alegre, o 3º Encontro de Mídias Periféricas, iniciativa que chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul. A edição reúne comunicadores populares, coletivos de mídia e movimentos sociais, propondo um espaço de diálogo e construção conjunta sobre o papel da comunicação independente nos territórios. O evento ocorre na Associação Amigos do Cabo Rocha, no bairro Azenha, e será dividido em dois momentos: uma oficina voltada a movimentos sociais pela manhã e um encontro com mídias periféricas à tarde, seguido de confraternização e apresentações culturais.
Oficina com movimentos sociais: A programação inicia às 9h, com a oficina “Território na Faixa”, conduzida por Fernando Sato, conhecido como Sato do Brasil. A atividade é voltada à criação de faixas e cartazes de grandes dimensões, instrumentos simbólicos e visuais usados em mobilizações populares. A proposta busca fortalecer as formas de expressão nas ruas e ampliar a visibilidade das lutas sociais. Sato é comunicador popular e artista multimídia, com trajetória em diversos coletivos, entre eles Jornalistas Livres, Frente 3 de Fevereiro, Nós Artivistas e Ocupe a Mídia. Além de sua atuação em arte e comunicação, o convidado também desenvolve projetos ligados ao grafite, lambe-lambe, cenografia e design gráfico. Após a oficina, haverá almoço de confraternização entre os participantes, encerrando a programação da manhã. Clique aqui para inscrição.
Encontro com comunicadores populares: No turno da tarde, das 16h às 19h, o Encontro de Mídias Periféricas reunirá comunicadores e coletivos que atuam em diferentes regiões do estado. A proposta é promover trocas de experiências e estratégias conjuntas de fortalecimento da comunicação popular, com base na autonomia e no trabalho coletivo. Clique aqui para inscrição. A atividade contará com a presença de quatro convidados que desenvolvem ações de destaque no campo da comunicação comunitária, cultural e independente:
Jeanice Dias Ramos, jornalista, bibliotecária e museóloga, integrante do GT Angola Janga, do grupo Maria Mulher e da Marcha Mundial das Mulheres. Foi coordenadora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros e diretora do Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors). Atualmente, é responsável pela Revista Tição; Katia Marko, jornalista e editora-chefe do Brasil de Fato RS, coordena a comunicação do MST/RS e é vice-presidenta do Sindjors. É a nova coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), representando o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC); Aruã Flores de Jesus, estudante de Ciências Econômicas da Ufrgs, com trajetória no movimento estudantil e atuação na RádioCom de Pelotas. Integra o coletivo Favela Ufrgs e a TV Restinga, espaços que promovem a valorização da cultura e das vozes periféricas; Rafael Gloria, jornalista e diretor executivo da Nonada Jornalismo, organização sem fins lucrativos dedicada à comunicação e à cultura. É mestre em Comunicação pela Ufrgs e atua na formação de novos profissionais em oficinas de jornalismo cultural e escrita de memória.
Conexões e trocas: Durante o encontro, a Fundação Banco do Brasil apresentará experiências ligadas a Tecnologias Sociais desenvolvidas em comunidades, além de compartilhar informações sobre sua participação na COP 30. A programação encerra com lanche e confraternização entre os participantes, das 19h às 21h30, acompanhada de apresentações de Slam organizadas em parceria com o coletivo Favela Ufrgs e com a TV Restinga. As atividades culturais têm o objetivo de aproximar comunicadores populares e artistas de territórios periféricos.
Rede de comunicação popular: Criado em maio de 2025, o Território Mídias Brasil surgiu com a proposta de articular coletivos de comunicação popular em diferentes estados. Desde então, já passou por Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, chegando agora ao Rio Grande do Sul. A iniciativa busca ampliar o alcance das mídias periféricas e promover a democratização da informação, conectando jornais, rádios comunitárias, TVs populares, zines e plataformas digitais. Em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e com a Fundação Banco do Brasil, o projeto pretende alcançar até 400 coletivos de comunicação em todo o país. No Rio Grande do Sul, o TMB contou com o apoio de André de Jesus, da TV Restinga, que colaborou na criação do formato do evento e indicou Maicon Martins para integrar a equipe de comunicadores populares do projeto. As inscrições para as atividades são gratuitas e limitadas: 30 vagas para a oficina da manhã e 60 vagas para o encontro da tarde.
Local: Associação Amigos do Cabo Rocha – Rua Prof. Freitas e Castro, 179, bairro Azenha, Porto Alegre. Data: 18 de outubro (sábado): Horários: Oficina “Território na Faixa”: das 9h às 12h; Encontro de Mídias; Periféricas: das 16h às 19h; Confraternização e Slam: das 19h às 21h30.
2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Elmar Bones (parte I) em entrevista ao PodCast de Fato de 05 de setembro sobre o tema Jornalismo Alternativo, contando sua trajetória nos grandes meios de comunicação e o seu trabalho com a imprensa alternativa.
3- Música: Súplica de um Rio, com Dante Ramon Ledesma;
4- Fotos da internet: Território de Mídia Brasil ( Brasil de Fato Agência Lume e Behance):
