Artigo

PROGRAMA RAIO X RURAL – 19 DE MARÇO DE 2025 – Nº 45

Publicado em 19 de março de 2025

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFA CENTRO RS

Programa Raio X Rural

Produção coletiva pela Equipe de divulgação da EFA – Centro e apresentação: Lisandro Ragagnin Montagner

45º programa: 19 de março de 2025

Resenha:

– Informações:

1) – Maria da Penha Maia Fernandes é uma mulher brasileira que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil após ser vítima de violência conjugal por parte de seu marido, Marco Antonio Heredia Viveiros, por muitos anos. Em 1983, seu esposo tentou matá-la duas vezes: a primeira vez com um tiro enquanto ela dormia, deixando-a paraplégica, e a segunda vez ao tentar eletrocutá-la durante o banho. Após as tentativas de homicídio sofridas por parte do então marido, Maria da Penha enfrentou inúmeras dificuldades na busca por justiça. O caso arrastou-se por anos nos tribunais brasileiros, marcado pela impunidade e pela morosidade do sistema judiciário. Isso levou Maria da Penha a buscar apoio internacional e denunciar o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que resultou em uma condenação do Estado brasileiro por negligência e omissão frente ao caso. Como resultado direto da luta de Maria da Penha e de organizações de direitos humanos, em 2006 foi promulgada a Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Essa lei é uma das legislações mais abrangentes do mundo no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, estabelecendo medidas de proteção às vítimas e punições mais severas aos agressores.”

 

2)   – A Sóeducador é uma “escola” online com cursos especializados na área da educação, do ensino infantil ao médio. Apaixonados pela educação e está empenhado em oferecer um futuro melhor através dela. É um canal que disponibiliza dicas, eventos, webinars e muito mais. A Sóeducador é a maior comunidade de educadores da América Latina.

 

3) – Carmem Janaina Machado é Doutora e Mestra em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Geografia, com habilitação em Licenciatura, pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura. Tem experiência de pesquisa na área de Antropologia Rural e Geografia Agrária, com ênfase em assentamentos de reforma agrária, cultura e alimentação, consumo e política pública. Realizou mobilidade acadêmica na Universidade do Minho/Portugal e atuou como educadora na Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul – AEFASUL. Atualmente atua como professora de Geografia, e áreas a fins, na rede municipal de educação do município de Canguçu.

 

4) –. Músicas: Benito de Paula – Mulher Brasileira  /  Martinho da Vila – Mulheres

5) – Fotos/Dados pessoais: Arquivos pessoais  – Internet

Áudio 1

Áudio 2

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).