Artigo

Revista de Rádio Nº 518 – 20 de julho de 2023

Publicado em 21 de julho de 2023

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

518º programa: 20 de julho de 2023:

1- Resenha: Hoje vamos tratar sobre o sobre o 15º Intereclesial das CEBs que aconteceu nesta semana em Rondonópolis, MT. Sigo aqui informações publicadas no site do jornal O São Paulo. Confira no link abaixo a matéria na íntegra. 

15º Intereclesial das CEBs acontece nesta semana no Mato Grosso – Jornal O São Paulo (osaopaulo.org.br)

Tem início na terça-feira, 18, em Rondonópolis (MT), o 15o Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, com o tema “CEBs: Igreja em saída, em busca da vida plena para todos e todas”, e o lema “Vejam, eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss). A celebração de abertura está marcada para as 19h (horário de Brasília), no Centro de Eventos Santa Terezinha. Até o sábado, 22, são esperadas 1.280 visitantes, dos quais 1.160 delegados, 60 bispos e 60 representantes da Ampliada Nacional, participantes das CEBs de todas os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e alguns países da África, América Latina e Europa.

“Vocês que estão chegando a Rondonópolis (MT), sejam bem-vindos e bem-vindas. Tudo já está preparado, pois chegou o dia prometido, é agora o tempo favorável para nos encontrar e celebrar o 15º Intereclesial das CEBs do Brasil. Nossa Diocese está preparada para acolher mais de mil pessoas representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) vindos de todas regiões do país”, disse Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Dom Maurício reforçou que a identidade e origem das CEBs estão na fé em Jesus e no Evangelho, no senso de pertença à comunidade, na valorização do leigo e da leiga, no compromisso profético sociotransformador e na vivência da Palavra Deus no contexto onde está inserida.

“Nós somos o povo das CEBs! Somos o ‘povo do caminho’! Aprendemos com Jesus de Nazaré que o nosso jeito de ser Igreja sinodal, se expressa no nosso jeito de viver a fé: através das celebrações da vida, traduzindo a misericórdia em solidariedade que se faz partilha, na acolhida aos diferentes e na luta pela transformação das realidades sociais”, consta em uma das mensagens aos participantes do 15o Intereclesial publicada em dezembro de 2022. “Esse 15o Intereclesial vem trazer para nós, novamente, o princípio das CEBs, e vai também traçar caminhos a serem desenvolvidos, métodos, objetivos, para que possamos, aos poucos, dar uma resposta no contexto social em que vivemos”, comentou  Padre Cilto, alertando para a urgência que haja nas bases maior conscientização sobre o exercício da política em vista do bem comum.

 2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Fatinha Castelan que mora em Vila Velha, no Espírito Santo. Ela é professora aposentada da Rede Pública de Ensino de Vitória, Capital do Espírito Santo, sempre participou da vida de sua comunidade com os princípios das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, fundamentando sua espiritualidade na Leitura Popular e Ecumênica da Bíblia, na linha do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI. Fatinha é comprometida com o CEBI de sua região, do seu Estado, bem como do CEBI Nacional, fazendo parte da sua Coordenação. Sempre envolvida com as lutas populares em defesa da vida e vida digna para todos/as, com destaque para a luta das mulheres, pelo fim da violência contra as mesmas, contra o feminicídio e a violência doméstica. No seu testemunho ela destaca sua participação na organização e realização do XV Intereclesial das CEBs que acontece nesta semana em Rondonópolis, MT. É um bonito testemunho de alguém que dedica a sua própria vida na promoção e defesa da da vida de outros/as, fundamentada na sua fé e na leitura comprometida e crítica da Bíblia Sagrada.                                                                                                                                                                                                                3- Música: Vem Prá CáHino do XV Intereclesial das CEBs e no final do testemunho da Fatinha Lá Vem o Trem das CEBs;                                                                                                                                                                       4- Fotos: Da internet: XIII Intereclesial das CEBs.

Áudio 1

Áudio 2

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).