Artigo

Revista de Rádio Nº505 – 20 de abril de 2023

Publicado em 20 de abril de 2023

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

505º programa: 20 de abril de 2023:

1- Resenha: Hoje vamos tratar sobre o Centro de Estudos Bíblicos – CEBI que foi fundado em 20/07/1979 por Jether e Lucilia Ramalho, Agostinha Vieira de Mello e Carlos Mesters para divulgar, aprimorar e capacitar pessoas no uso dessa forma nova de ler e interpretar a Bíblia, mais tarde chamada de Leitura Popular da Bíblia – LPB, (metodologia), foi fundado, em 20 de julho de 1979, o Centro de Estudos Bíblicos-CEBI. O CEBI constitui uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens de diversas denominações cristãs, reunidos pelo propósito de captar e fortalecer esse jeito de ler a Bíblia para que, junto com Jesus, possamos orar: “Pai, eu te agradeço porque escondeste essas coisas dos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, isso foi do teu agrado!” (Mt 11,25). Aprofundar e consolidar essa leitura da Bíblia que defende e promove a vida, através da inserção em comunidades eclesiais, grupos populares e movimentos sociais.

A seguir alguns dos objetivos do CEBI:

  • Espalhar e divulgar, entre os pobres, esse jeito comprometido de ler a Bíblia e, assim, devolver ao povo o que nasceu do povo, a Palavra de Deus, a Palavra da Bíblia
  • Articular e organizar a prática da leitura orante feita dentro da realidade e da comunidade, despertando a solidariedade e a cooperação na busca de soluções para os problemas do cotidiano
  • Gerar uma espiritualidade que defende todas as formas de vida, começando por aquelas que hoje estão ameaçadas
  • Ajudar pessoas a se formarem e fazerem do estudo e da ciência não um instrumento de domínio, mas de serviço ao povo
  • Descobrir, com a ajuda da Bíblia, a Palavra de Deus na vida do povo, a fim de se chegar a uma nova consciência de cidadania, contribuindo para criar uma sociedade mais digna, justa e sustentável. 

O CEBI hoje:

Neste final de semana temos dois importantes encontros do CEBI em nossa Região, a saber: 1- Reunião presencial do Conselho Nacional, em sua sede no Bairro Scharlau em São Leopoldo, RS que vai de 20 a 24/04. Participam do Encontro os 09 membros do Conselho que é formado por três pessoas da Direção Nacional e de 06 Conselheiros, que são eleitos pelas Regiões do CEBI, bem como de alguns técnicos/as convidados///as; e 2- Germinário sobre Mulheres e Justiça Sócio-ambiental de 21 a 23/04 em Chapecó, SC para os Estados que formam a Região Sul do CEBI RS, SC e PR. A assessora do Germinário será a profª. Drª. Sirlei Kroth Gasparetto.

2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Nidgia Maria Nicolodi, de Ijuí, RS, que é Engenheira Agrônoma, como formação e função e faz Mestrado em Agricultura de Precisão na UFSM. Nidgia dedica seu tempo aos estudos, ao trabalho como Engenheira Agrônoma e sua militância na Igreja e em ONGs voltadas ao trabalho popular, como por exemplo a CEBI Centro de Estudos Bíblicos no RS. Ela é uma grande lutadora pelas causas femininas, sempre lutando e trabalhando por melhores condições de vida para as mulheres e para a sociedade como um todo. E ela dá como exemplo sua participação no Germinário Mulheres e Justiça Socioambiental que acontece neste final de semana em Chapecó, SC. Trata-se de um belo testemunho de uma jovem estudante, trabalhadora e lutadora pelas causas sociais, sempre motivada pela sua fé cristã iluminada pela Palavra de Deus que encontramos na Bíblia Sagrada.

 3- Música: Caminhos Alternativos, com Zé Pinto;                                                                                                           4- Fotos: Da internet: Nidgia Maria Nicolodi.

Áudio 1

Áudio 2

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. As informações coletadas neste site são realizadas pelo serviço Google Analytics™ (veja a Política de Privacidade).