O Instituto Cultural Padre Josimo é uma Instituição sem fins lucrativos, dedicada à transformação social, à educação popular, à formação das juventudes e à preservação da biodiversidade.
Inspira-se na vida e na dedicação de Padre Josimo Tavares, o padre negro de origem pobre que dedicou sua vida aos camponeses e camponesas pobres da região conhecida como Bico do Papagaio, Estados do Tocantins e Sul do Maranhão.
Inspira-se também nos valores cristãos, de modo especial, aqueles vividos por Francisco e Clara de Assis, entendendo-os como forças de transformações profundas da sociedade em que vivemos.
Através de tua solidariedade, o Instituto pode manter e ampliar suas ações, estímulo e apoio à organização popular, fortalecimento da cultura, assim como o resgate e a preservação da biodiversidade.
O compromisso do Instituto Cultural Padre Josimo é utilizar fielmente as CONTRIBUIÇÕES SOLIDÁRIAS recebidas nas ações propostas, de forma transparente, visando o fortalecimento da organização social e comunitária, a superação da dependência, a luta por políticas públicas e a prestação de contas das atividades aos beneficiários e doadores.
PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO
1 – Agroecologia E Alimentos Saudáveis
O adensamento de informações, sistematização de práticas agrícolas e pecuárias, resgate e desenvolvimento de tecnologias apropriadas à produção sem venenos, apoio à organização dos agricultores ecológicos e ampliação da produção de alimentos para que possam chegar à mesa de toda a população e não só de ricos, é uma das ações fortes desenvolvidas pelo Instituto.
A preocupação com a Ecologia faz parte do Instituto desde sua fundação. Com o passar do tempo e com a especialização de suas equipes, passou a desenvolver projetos e a prestar serviços na área da restauração ecológica, recuperação de matas nativas, recomposição florestal, bem como, atividades de formação e capacitação nesta área.
A Pastoral Popular Libertadora é também um campo de ação do Instituto Padre Josimo, expresso nas atividades pastorais na Rede de Comunidades Santo Isidoro Camponês nos municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá, assessorias e formação à comunidades, Paróquias, Dioceses e Pastorais, produção de documentários, publicação de livros e participação na Pastoral da Terra.
Um dos projetos em desenvolvimento é o “Igreja Samaritana”, que consiste em produzir pequenos documentários e/ou programetes, registando e divulgando trabalhos pastorais em meios populares que expressem o que o Papa Francisco designou como uma “Igreja em Saída”, assumindo as dores e as lutas dos excluídos da sociedade brasileira.
Uma das principais ações do Instituto é a atuação no fortalecimento dos Movimentos Camponeses no Brasil, de modo especial, o Movimento dos Pequenos Agricultores, com destaque para atividades de formação, trabalho de base, assistência técnica, produção agroecológica, alimentação saudável, promoção do associativismo, produção de sementes crioulas, resgate de sabedorias e conhecimentos populares, resgate e promoção da cultura, formas naturais de preservação e promoção da saúde humana e formas alternativas de promoção da saúde animal.
5 - Resgate, Difusão e Promoção Da Cultura Popular
Através do Programa Televisivo “VIDA NO SUL” e inúmeros documentários produzidos o Instituto divulgou aspectos da cultura popular e dos esforços do povo brasileiro em preservar sua cultura, suas formas populares de produção e sobrevivência, suas criações culturais, de modo especial, através da música e da poesia. Agora com o Vida no Sul Produções busca ampliar este trabalho também para as diferentes plataformas, com ações que fortaleçam a cultura popular.
6 – Rede Josimo De Comunicações
O Instituto está estruturando a Rede Josimo de Comunicações visando preencher uma lacuna de informações e conteúdo junto aos meios populares, de modo especial, no interior do Brasil, produzindo notícias, material para rádios comunitárias, redes de internet e sites de notícias. Uma de suas atividades é a produção semanal da Revista do Rádio, disponível para rádios comunitárias, com reflexão sobre os acontecimentos da semana.
Apoio a atividades de formação com a juventude camponesa do Levante Popular da Juventude, da Pastoral da Juventude e de atividades próprias de comunidades e grupos de juventude urbana e rural que mantém relação com ações do Instituto.
O Instituto vê a causa indígena como uma de suas prioridades, tanto no despertar da consciência dos não índios para o respeito à sua vida e cultura, como, no reconhecimento da justiça de suas reivindicações. Nossa ação se dá divulgando a cultura e as causas dos povos indígenas, apoiando às comunidades, devolvendo sementes e mudas necessárias para a alimentação perdidas pela expropriação sofrida e apoiando as ações do Conselho Indigenista Missionário que atua com Movimentos Indígenas em todo o Brasil.
O Instituto vem desenvolvendo já há mais de 12 anos o resgate, preservação e multiplicação de sementes e mudas de variedade alimentares e medicinais crioulas. Mantém e contribui com a manutenção de 5 Casas de Sementes Crioulas e 3 Hortos Medicinais, com mais de 300 variedades e/ou espécies de sementes e plantas, exigindo um trabalho intenso e solidário, com a participação de muitas famílias camponesas, para sua preservação e multiplicação.
Além da defesa da água como um bem público para o bem viver da toda a coletividade e posição clara contrária ao uso da água como mercadoria, desenvolve atividades de formação e divulgação neste sentido. Realiza projetos de proteção de fontes e nascentes, beiras de rios e correntes de água e construção de cisternas visando o acesso à água por comunidades camponesas e quilombolas, bem como, pelo cuidado e preservação deste bem coletivo hoje ameaçado.
11 – Uso De Plantas Medicinais Na Saúde Humana E Animal
O Instituto desenvolve há vários anos, um trabalho intenso em relação à fitoterapia. Basicamente no resgate da sabedoria popular a respeito do tema, publicação de material prático para uso, implantação de Hortos Medicinais e Casas de Chás e formação e capacitação de agentes para o uso correto das plantas medicinais na saúde humana e animal.
As publicações do Instituto Padre Josimo tem como objetivo apoiar e dar suporte teórico e metodológico às ações práticas e aos trabalhos desenvolvidos. Não pretende ser uma editora que publique qualquer texto, por mais interessante que seja, mas orientada para as práticas em andamento das áreas de atuação da entidade e das organizações envolvidas.